Pular para o conteúdo principal

Técnica da SLU entrega panfleto a homem que está ao lado de um portão aberto
Foto: Divulgação PBH

PBH promove ação educativa contra descarte irregular de lixo em Venda Nova

criado em - atualizado em

A partir desta segunda-feira, 16/7, até a quarta-feira, dia 18/7, profissionais da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), do serviço de Zoonoses, da Vigilância Sanitária e da Fiscalização do Município farão uma campanha educativa na rua Padre Pedro Pinto, 1055, no centro de Venda Nova. O objetivo é alertar a população sobre o perigo do descarte irregular de resíduos, que atrai animais peçonhentos e outros causadores de doenças.

 

Um dos principais focos da iniciativa é chamar a atenção dos cidadãos para o fato de que há um aumento da proliferação de escorpiões em ambientes em que existe lixo depositado de forma incorreta. “A sujeira é um excelente esconderijo para os escorpiões. Por isso, precisamos da ajuda da comunidade no sentido de não acumular entulho em lotes, jamais jogar resíduos em vias públicas e não descartar o lixo da coleta domiciliar fora dos dias e horários estabelecidos para o serviço”, assinala o gerente de Limpeza Urbana de Venda Nova, Clarício Tolentino de Aguiar.

 

De acordo com o gerente, os técnicos irão dialogar com moradores e comerciantes, reforçando as orientações sobre o horário de recolhimento do lixo, pois sacolões, lanchonetes e até residências continuam eliminando resíduos durante o dia, em locais em que a coleta ocorre somente à noite, mesmo após diversos apelos das equipes de limpeza urbana.


Técnica de Mobilização Social da SLU, Rejane Silva lembra que o entulho aumenta as chances de doenças e até de incêndios, deixando, muitas vezes, a vizinhança apreensiva diante da situação. “Queremos a população protegida, principalmente de escorpiões e baratas, mas para a conservação da limpeza dos espaços é necessário o compromisso e o esforço de todos”, enfatiza. Rejane ainda destaca que lixo orgânico, como os resíduos de sacolões e pastelarias, não deve permanecer armazenado por muito tempo, principalmente se não estiver bem-acondicionado.