Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de BH intensifica melhorias no Novo Anel no primeiro mês de gestão
Divulgação/PBH

Prefeitura de BH intensifica melhorias no Novo Anel no primeiro mês de gestão

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte completa um mês de gerenciamento do Novo Anel com uma série de melhorias nos 22,5 quilômetros municipalizados em 3 de junho. Já foram executadas obras de recapeamento em quase 2,5 quilômetros de acessos e saídas do corredor de trânsito, além de operações tapa-buraco e outras intervenções de infraestrutura viária. Foram recolhidas mais de 350 toneladas de resíduos em ações de capina, roçada, remoção de deposições clandestinas de lixo e recolhimento de animais mortos.

A Guarda Civil Municipal e a BHTrans vêm ampliando a capacitação de agentes para garantir a segurança e coibir irregularidades. A atuação conjunta com a Polícia Militar resultou no registro, desde 3 de junho, de 214 intervenções de trânsito, incluindo veículos com problemas mecânicos, carros parados em locais proibidos e congestionamentos.

Os agentes prestam os primeiros-socorros, fazem a preservação da área, controle do tráfego e sinalização da via. Também orientam os condutores sobre os procedimentos para registro do boletim de ocorrência (Reds) e, quando necessário, acionam os serviços de reboque.

É mantido o patrulhamento preventivo contínuo com a fixação de pontos-base em locais estratégicos ao longo do Novo Anel. Os pontos são definidos por critérios técnicos, como a segurança viária e a incidência de registros, para reforçar a presença institucional, garantir a fluidez no trânsito e ampliar a proteção à população.

Guilherme Rocha, gerente de Operação Rodoviária da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMUR), destaca que o engajamento dos agentes tem sido fundamental. “As equipes estão muito comprometidas. Esse processo permite respostas mais rápidas, atuação coordenada e melhorias concretas para todos que circulam pelo local”, avalia.

Capacitação de agentes

Entre as primeiras ações para gerenciamento do Novo Anel destaca-se o treinamento de 277 agentes da BHTrans e guardas municipais. A capacitação, com aulas teóricas e práticas, é focada na sinalização viária e no atendimento seguro a ocorrências de trânsito.

Os agentes também atuam na remoção de veículos para garantir a fluidez no trânsito, e já registraram 88 ocorrências desta natureza. A BHTrans conta com dois reboques pesados, um deles com munck (guindauto). Além disso, mantém contrato exclusivo para remoções na área de escape com a disponibilização de até seis reboques pesados e super pesados. Vários equipamentos de segurança foram adquiridos pela Prefeitura, como bandeiras de sinalização e bastões sinalizadores com dispositivos de iluminação.

Em casos de acidentes, os órgãos municipais podem ser acionados pelo telefone 156 ou via Centro Integrado de Operações (COP-BH).  Agentes da BHTrans ou da Guarda Municipal são mobilizados, conforme o tipo de demanda. Atualmente, o COP-BH conta com dez pontos de videomonitoramento no Novo Anel. Até setembro, serão implantados mais 14 pontos, com 42 câmeras, permitindo a cobertura total do corredor de trânsito.

A Prefeitura registrou 63 acidentes em junho, sendo 32 com vítimas e 31 sem vítimas, e não houve mortes. Localizada no Bairro Betânia, a área de escape e já evitou 16 acidentes com veículos de carga desde que foi inaugurada, em agosto de 2022. Não houve registros após a municipalização.

Obras

A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smobi) fez recapeamentos em trechos do Novo Anel nas regionais Barreiro (Vila Bernadete), Oeste (Avenida Amazonas), Noroeste (Avenida Antônio Carlos) e Pampulha (Rua Boaventura). Em julho, estão previstas intervenções em mais 14 trechos.

Foram feitas operações tapa-buracos em 13 pontos e limpeza de 300 metros de canaletas, para evitar alagamentos, além da desobstrução de bocas de lobo, correção de erosões para reforçar a estabilidade da pista, próximo ao viaduto da Via Expressa, e a pintura da passarela próxima ao viaduto São Francisco, para mais segurança dos pedestres.

“O objetivo é garantir a segurança viária, melhorar a fluidez do tráfego e preservar a durabilidade da infraestrutura urbana, beneficiando quem passa diariamente por uma das principais vias de integração metropolitana”, destaca o secretário adjunto da Smobi, Maurício Brandão.

Limpeza

O trabalho da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) é feito de forma integrada com a Subsecretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Suzurb). Várias ações estão sendo executadas na região Nordeste, entre as ruas José Cleto e Afonso de Carvalho, no Bairro Santa Cruz, e entre o Beco Vizeu e a José Cleto, no Cachoeirinha, com a utilização de retroescavadeira e pá-carregadeira.

Uma grande ação de limpeza foi feita na marginal, em uma deposição clandestina de terra e entulho na esquina com a Rua Padre Leopoldo Mertens, no Bairro São Francisco, na Pampulha. Na mesma região foram feitas a limpeza e capina de alças do Novo Anel com as avenidas Cristiano Machado (Bairro Suzana), Antônio Carlos (São Francisco) e Carlos Luz (Engenho Nogueira). Também foram limpos a passarela para pedestres da Vila Santa Rosa e Vila Real e o trecho da Cristiano Machado até a Avenida Professor José Vieira (Engenho Nogueira).

Na região Noroeste, a SLU fez a capina e retirou resíduos provenientes de uma deposição clandestina na marginal, na altura do antigo Aeroporto Carlos Prates. Foi feita ainda a limpeza e roçada nas alças do Novo Anel com a Rua Úrsula Paulino e Avenida Amazonas, no Bairro Madre Gertrudes, na região Oeste.