19 November 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte dará apoio estrutural para a realização da 16ª Marcha da Consciência Negra, que será realizada nesta quinta-feira (20), às 16 horas, no bairro Funcionários. A concentração acontece na Praça da Liberdade, seguirá pela avenida João Pinheiro, rua dos Timbiras, avenida Carandaí e será encerrada no Monumento a Zumbi, localizado na avenida Brasil.
A PBH concedeu apoio para a realização do ato, colocando à disposição dos participantes banheiros químicos e suporte da BHTrans. A Guarda Civil Municipal atuará no entorno do percurso, garantindo acompanhamento operacional e segurança para a população em um trabalho conjunto com a Polícia Militar.
A marcha é organizada pelo Quilombo Família Mattias, pelo Selo Akoma N’toso e Unidade Afroindígena. O evento integra as mobilizações do Dia da Consciência Negra e reúne movimentos sociais, coletivos e cidadãos que defendem a equidade racial e a valorização da população negra.
O diretor de Políticas de Reparação e Promoção da Igualdade Racial, Gabriel Souza, destaca a importância da marcha e o compromisso da PBH com a pauta. “No dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, a 16ª Marcha honra a memória e o pensamento de Nego Bispo, reafirmando que a luta do povo Negro é feita de continuidade, território e reexistência. A Diretoria de Políticas de Reparação e Promoção da Igualdade Racial caminha ao lado do movimento Negro, fortalecendo a mobilização popular e o compromisso de Belo Horizonte com a promoção da igualdade racial. Seguimos firmes na construção de políticas públicas e no combate inegociável ao racismo, porque em nossa cidade, racismo é tolerância zero”, destacou.