Pular para o conteúdo principal

PBH promove ação conjunta para enfrentar estiagem e a onda de calor
Rodrigo Clemente/PBH

PBH promove ação conjunta para enfrentar estiagem e a onda de calor

criado em - atualizado em

Diante das altas temperaturas registradas em Belo Horizonte – e da baixa umidade relativa do ar – a Prefeitura está intensificando as ações para minimizar o calor para a população. Nesta quarta-feira (19), será promovida uma ação conjunta de diversos órgãos municipais na Praça da Estação, no centro da capital mineira, a partir das 14h, com orientações sobre a importância da hidratação e de cuidados preventivos durante a onda de calor. Durante a ação, haverá a distribuição de água para a população em situação de rua. Além dessa iniciativa pontual, há atualmente 170 bebedouros públicos nos parques municipais e praças da capital.

A previsão meteorológica para Belo Horizonte até sexta-feira (21) aponta tempo ensolarado e temperaturas elevadas. As máximas podem alcançar 33°C e a umidade relativa do ar deve cair para aproximadamente 30%, o que exige cuidados redobrados com a hidratação e a saúde. Não há previsão de chuvas significativas para os próximos dias. 

População em Situação de Rua 

O Serviço Especializado em Abordagem Social vai intensificar a distribuição de água para pessoas em situação de rua em diversos pontos da cidade e durante a ação conjunta na Praça da Estação.  Ainda foram reforçadas as orientações feitas pelas equipes dos Serviços Socioassistenciais (Serviço de Abordagem Social, Centros POP, Unidades de Acolhimento) para as pessoas em situação de rua, referentes ao acesso à rede de saúde em caso de sintomas ocasionados por alterações climáticas.

Esse público tem ainda acesso aos quatro Centros Pop da cidade e casas de passagem, onde podem tomar banho para se refrescar, usar sanitários e beber água. 

Postos de Saúde  

A Secretaria Municipal de Saúde monitora diariamente os dados de atendimentos na rede SUS-BH. Para garantir cuidados médicos à população, os profissionais foram sensibilizados sobre a atual situação climática e receberam um reforço na capacitação. Até o momento, não houve a necessidade de reforço nas equipes das unidades de saúde.  Os centros de saúde e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estão preparados para atender aos usuários e estão com estoques abastecidos de medicamentos e insumos. 

Teleconsultas 

Para ampliar o acesso da população e evitar o deslocamento até as unidades de saúde, a Prefeitura disponibiliza as teleconsultas. O serviço é ofertado às pessoas com quadros clínicos de menor gravidade, como sintomas de doenças respiratórias, de arboviroses, diarreias e dores de cabeça. Os teleatendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e os agendamentos podem ser feitos on-line.  

Todos os moradores da capital, a partir de um ano de idade e cadastrados em um dos 153 centros de saúde podem ter acesso à modalidade assistencial com atendimento de médicos da rede SUS-BH. Caso o cidadão não tenha cadastro, ele deve procurar a unidade de referência para realizar esse processo.  

É importante reforçar que entre os sinais de gravidade para desidratação estão a pele muito seca, intensa diminuição do hábito de urinar, que pode vir acompanhada de cansaço intenso, sonolência e confusão mental. 

Escolas municipais

A Secretaria Municipal de Educação possui um protocolo de ações nas escolas municipais, que inclui cuidados redobrados e orientações adequadas às condições climáticas dos últimos dias.

Entre as medidas, evitar atividades intensas ao ar livre e em contato direto com o sol; ventilação e umidificação das salas de aula; aumento da ingestão de água pelos alunos; refeições leves e pouco condimentadas. Os professores devem conversar e orientar os alunos sobre todos os cuidados que devem ser tomados.

Alertas meteorológicos 

Os moradores de Belo Horizonte podem receber alertas sobre ondas de calor, baixa umidade e outros eventos climáticos pelo Canal Público do WhatsApp: https://bit.ly/DefesaCivilBH.  

Além disso, essas informações podem ser recebidas também por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e aguardar a confirmação. O serviço é gratuito. 

Nas redes sociais, os avisos e recomendações podem ser acompanhados pelo Instagram, Facebook, X (Twitter) e Telegram, no perfil @defesacivilbh. 

Neste período, a orientação é que as pessoas com doenças crônicas ou que tomam medicamentos busquem aconselhamento médico no centro de saúde de referência. Aqueles que sentirem tonturas, fraqueza, ansiedade, sede ou dores de cabeça intensas também devem procurar atendimento. O endereço das unidades pode ser verificado no portal da Prefeitura. 

Orientações para o período de calor: 

- Evite a exposição direta ao sol, em especial, de 10h às 16h;
- Use chapéus e óculos escuros (especialmente pessoas de pele clara);
- Proteja as crianças com chapéu de abas;
- Use roupas leves e que não retêm muito calor;
- Diminua os esforços físicos e repouse frequentemente em locais frescos, arejados e com sombras;
- Aumente a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede;
- Evite bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar;
- Faça refeições leves, pouco condimentadas e mais frequentes;
- Se possível, feche cortinas e/ou janelas mais expostas ao calor e facilite a circulação do ar;
- Abra as janelas durante a noite;
- Mantenha ambientes úmidos com umidificadores de ar, toalhas molhadas ou baldes de água.