Pular para o conteúdo principal

Imagem da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte
Foto: Qu4rto Studio/Belotur

PBH promove 1ª Conferência de Turismo para elaboração de plano estratégico

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza de 5 a 7 de dezembro a 1ª Conferência Municipal de Turismo, ocasião na qual será elaborado, em conjunto com os agentes turísticos da cidade, o Plano Estratégico de Turismo, um documento que irá pautar as políticas públicas municipais para o setor no período de 2023 a 2027. O evento faz parte das comemorações dos 125 anos da capital e será realizado na sede da Prefeitura de Belo Horizonte, de forma presencial, gratuita e com emissão de certificado. Os ingressos podem ser retirados no Portal Belo Horizonte.

 

Para Gilberto Castro, presidente da Belotur, a agenda é uma oportunidade para o setor continuar consolidando os elos da cadeia produtiva, fomentando o turismo e o seu posicionamento como gerador de emprego e renda em Belo Horizonte. “A realização da 1ª Conferência Municipal de Turismo já é um indicativo da transformação que acontece no nosso setor. Não tenho dúvidas que o turismo precisa ser reconhecido como uma das atividades mais importantes da cidade, fortalecendo seu posicionamento como base econômica e propulsora do desenvolvimento local”, comenta. 

 

A realização da 1ª conferência do setor em Belo Horizonte vem consolidar um processo participativo de construção de políticas públicas empreendido pela Belotur ao lado de instituições e agentes do setor de turismo, ao longo de 2020 e 2021, por meio do Programa Dialoga Turismo. O esperado é que a agenda oportunize a construção do Plano Estratégico de Turismo de Belo Horizonte - 2023/2027 - e a estruturação das políticas públicas de turismo a longo prazo no município, além do monitoramento permanente.

 

Serão promovidas três palestras e três oficinas, uma para cada eixo temático. Na segunda-feira (5), primeiro dia de evento, o conteúdo será focado no tema ‘Oferta Turística’, com o painel ‘Inspirações para Inovação das Experiências Turísticas'. As palestras serão realizadas por Ana Paula Marques, pesquisadora em turismo, gastronomia e sustentabilidade e professora efetiva de gastronomia no Instituto Federal de Educação de Brasília; e por Tom Pires, turismólogo, consultor do SEBRAE, FIEMG e OCEMG, e que atuou como orientador da UNESCO na assessoria à candidatura exitosa de Belo Horizonte à Rede de Cidades Criativas, como cidade da Gastronomia. Na mesma data será lançado o Catálogo de Experiências Turísticas de Belo Horizonte. 

 

Na terça-feira (6), segundo dia da Conferência, o eixo em foco será ‘Promoção e Comercialização’, com painel abordando as estratégias para o marketing turístico.  As palestras serão apresentadas por Caio Esteves, sócio da Bloom Consulting, e por Thiago Akira, consultor de Marketing Digital para o Turismo.

 

Fechando o evento, na quarta-feira (7), a temática será ‘Governança Turística', com o painel ‘Superando Desafios para a Cooperação no Turismo’. As convidadas Ana Clévia Guerreiro e Fernanda Fedrigo serão as responsáveis pelo debate de encerramento. Guerreiro é Mestre em Gestão de Negócios Turísticos pela Universidade de Estadual do Ceará (UECE), se destacando na atuação na Coordenação do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo e atualmente é analista de competitividade do SEBRAE Nacional. Já Fedrigo é especialista em Ecoturismo e atua como coordenadora geral do Instituto Polo Internacional Iguassu e diretora-técnica da Instância de Governança Regional Cataratas & Caminhos.    

 

Em todos os dias de evento haverá um momento participativo em que os presentes poderão contribuir para a construção do Plano Municipal de Turismo. Com as colaborações e a priorização das ações, o documento será editado e validado em reunião do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR-BH), em março de 2023, com a entrega da versão impressa e revisada aos conselheiros, assim como a sua publicação no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte

 

Gilberto Castro reforça o convite para que os agentes turísticos do município participem da agenda e contribuam com estratégias para as políticas públicas do setor. “Somos todos responsáveis pelo futuro do turismo de Belo Horizonte, que está se estabelecendo por novos rumos. Seguimos reconhecendo a relevância de Belo Horizonte como um destino de negócios, além de começarmos a colher os frutos da designação como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, bem como da nossa frequente valorização do Conjunto Moderno da Pampulha. No entanto, precisamos mostrar também que Belo Horizonte é uma cidade que oferece múltiplas experiências para além desses atributos já conhecidos, e que vem sendo preparada diariamente por todos nós para encantar os turistas”, completa. 

 

A 1ª Conferência de Turismo de Belo Horizonte é mais uma das ações de fortalecimento da governança, um dos cinco grandes eixos temáticos de trabalho da Belotur.

Acesse o Portal Belo Horizonte para acompanhar a programação completa.

 

Catálogo de Experiências Turísticas de Belo Horizonte

O Catálogo de Experiências Turísticas de Belo Horizonte é a primeira etapa de um processo que tem como objetivo qualificar e diversificar a oferta turística da cidade, incrementando nosso portfólio comercial e tornando Belo Horizonte cada vez mais competitiva. 

 

O consumo das atividades turísticas, nos últimos anos, mudou. O turista deixou de ser expectador do que consome para vivenciar experiências, produzir memórias afetivas e únicas. Nesse contexto, Belo Horizonte vem trabalhando toda a sua atratividade, envolvendo todo o seu tecido social, ampliando as conexões entre o morador e a cidade, estimulando o empreendedorismo e a produção local de bens e serviços como base para o desenvolvimento de novos produtos e experiências.

 

O Catálogo apresenta de forma organizada e qualificada uma variedade de produtos de experiências, ligados à arte, à cultura, à gastronomia, ao artesanato e a economia criativa, que foram qualificados para atender os diversos públicos que buscam Belo Horizonte como destino em suas viagens. O trabalho de comercialização para introduzir estes produtos no mercado, segue por meio do Programa Belo Horizonte Receptiva, em uma relação direta com receptivos locais e os grandes operadores nacionais e internacionais.

 

Serviço

1ª Conferência Municipal de Turismo de Belo Horizonte

Dias: 5, 6 e 7 de dezembro

Local: Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, na avenida Afonso Pena, 1212, no Centro (entrada pela rua Goiás, s/n).

Inscrições e programação completa: Portal Belo Horizonte