Pular para o conteúdo principal

PBH lança a 2ª etapa do projeto “Acelera Check In Turismo BH”
Qu4rto Studio / Acervo Belotur

PBH lança a 2ª etapa do projeto “Acelera Check In Turismo BH”

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Sebrae Minas, apresenta, no próximo dia 25 de novembro, a segunda edição do Programa Acelera Check-In Belo Horizonte. A iniciativa tem como objetivo incentivar a inovação, renovação e a diversificação de produtos e experiências turísticas, fortalecendo o posicionamento da capital mineira como destino atrativo para turistas nacionais e internacionais. 

 

O evento será realizado a partir das 9h, no Sebrae Living Hub, na rua Rio de Janeiro, 471, 5º andar, Centro. Os ingressos estão disponíveis para retirada pela plataforma Sympla.

 

Um dos principais destaques da programação será a abertura para a inscrição de propostas sobre novas experiências turísticas, que passarão por um processo de curadoria e aprimoramento. As iniciativas terão potencial para integrar a segunda edição do “Menuuh”,  catálogo de experiências turísticas de Belo Horizonte, lançado em 2024.

 

“Pensando na necessidade de diversificar a oferta turística de Belo Horizonte e apresentar novas experiências, lançamos a segunda etapa do Acelera Check In Turismo, com foco na ampliação do Menuuh, que já vem tendo um papel fundamental no aumento da demanda turística da cidade, como demonstram as pesquisas do setor.”, afirma Bárbara Menucci, presidente da Belotur. 

 

Ela também destaca o trabalho em conjunto com o Sebrae Minas, que vem qualificando a oferta turística da cidade. “Essa parceria com o Sebrae Minas é essencial para fortalecer toda a cadeia produtiva do turismo, buscando ampliar o alcance das experiências, incorporando novos roteiros e temáticas, valorizando a cultura local, a gastronomia e o modo de vida belo-horizontino. A proposta é consolidar Belo Horizonte como um destino cada vez mais criativo, acolhedor e conectado às tendências do turismo contemporâneo”, disse. 

 

Menuuh


O catálogo “Menuuh, Experiências Turísticas” apresenta 18 atividades inovadoras que propõem novas maneiras de conhecer e sentir Belo Horizonte. Desenvolvido em parceria entre a Belotur e o Sebrae Minas, o projeto foi concebido de forma integral, desde a formatação dos produtos até as ações de promoção e comercialização, que incluem press trips, famtours, feiras e rodadas de negócios. 

 

A iniciativa vem fortalecendo o empreendedorismo local e ampliando a diversidade da oferta turística da capital mineira.
As experiências já estão disponíveis por meio de operadoras de turismo parceiras, que vêm incorporando os roteiros ao seu portfólio e fortalecendo a comercialização do destino. Parte dessas iniciativas também integram o programa “Feel Brasil”, da Embratur, voltado à promoção internacional do turismo brasileiro.

 

O projeto também tem ganhado destaque em âmbito nacional e internacional. Foi finalista do Prêmio Ibero-Americano de Destino Turístico Inteligente 2025, na categoria “Promoção e Marketing”, reconhecimento que reforça sua contribuição para a inovação e a valorização da experiência turística em Belo Horizonte.

 

Além disso, o “Menuuh” foi incluído no Plano Brasis, do Ministério do Turismo, e no Catálogo de Experiências Nacionais, publicação especial lançada pelo órgão federal para a COP-30, consolidando o projeto como uma das principais referências em turismo criativo e sustentável no país.

 

Estímulo ao turismo

 

O “Acelera Check In Turismo” integra o programa “BH Receptiva”, que busca estimular a oferta turística da capital. Ao aderirem à iniciativa, as agências de receptivo e os guias de turismo passam a contar com uma série de benefícios, que fortalecem sua atuação e ampliam a visibilidade do destino Belo Horizonte. 

 

Entre as vantagens estão o acesso ao portfólio de experiências turísticas elaborado pela Belotur e a materiais técnicos digitais atualizados; a comunicação periódica, via newsletter, com informações sobre o posicionamento e a comercialização da cidade; além de oportunidades contínuas de qualificação, por meio de workshops, palestras, oficinas, seminários e mentorias. 
Os participantes também recebem incentivos para a criação de novos roteiros, participam de encontros de negócios e têm a chance de integrar feiras e ações promocionais, contribuindo para o aumento do consumo turístico e o fortalecimento da competitividade de Belo Horizonte no cenário nacional e internacional.