Pular para o conteúdo principal

Cadeirante é atendido por mulher que está em mesa com computador e papéis.

PBH participa do Dia D pela inclusão do deficiente no mercado de trabalho

criado em - atualizado em

 

Nesta sexta-feira, 28, mais de 588 vagas para pessoas com deficiência estarão disponíveis no posto especial do Sistema Nacional de Emprego (Sine) que será montado no Hall das Bandeiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho). A iniciativa, conhecida como Dia D, é a mobilização nacional para aumentar a inserção de trabalhadores com deficiência e beneficiários reabilitados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) no mercado formal de trabalho.
 

Participam do Dia D a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Subsecretaria de Trabalho e Emprego da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SDME), o Ministério do Trabalho e a Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese). No posto do Sine, que funcionará das 9 às 17 horas, serão feitos cadastros de perfis profissionais e buscas por emprego.
 

Este ano, 80 empresas, que precisam cumprir a cota de deficientes, foram notificadas pelo Ministério do Trabalho, por meio da Superintendência Regional do Trabalho de Minas Gerais, para disponibilizarem suas vagas no local. O Dia D tem o objetivo de informar e alertar as empresas sobre a Lei nº 8.213/1991, conhecida como Lei de Cotas. A lei determina que a empresa com 100 ou mais funcionários está obrigada a preencher de dois a cinco por cento de seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência.
 

O posto do Sine terá 20 guichês e capacidade para atender 500 pessoas durante todo o dia. Entre as 35 empresas que estão oferecendo vagas estão: Atual Service, Emive, Hospital Vera Cruz, JR Higienização, RV Tecnologia e Sistemas, Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, Sindicon Administração de Serviços e Asseio Ltda., Village Administração e Serviços Eireli, Turqueza Tecidos e Vestuários S/A, Drogaria Araújo, MRV Construções, e Banco Inter.
 

No primeiro balanço feito pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, as vagas oferecidas são para os cargos de porteiro, faxineiro, agente de segurança, técnico de produção, encarregado de cobrança e analista de suporte técnico. Tem oportunidades também para encarregado de recepção, comprador, auxiliar de almoxarifado, mensageiro, auxiliar técnico em laboratório de farmácia, técnico de enfermagem, enfermeiro e assistente administrativo.

 

Documentos

Os candidatos interessados nas vagas devem comparecer ao Dia D com os seguintes documentos: carteira de trabalho, carteira de identidade, CPF, número do PIS, comprovante de endereço e laudo médico. A apresentação desses documentos é fundamental para realização do cadastro completo do trabalhador.


No ano passado, foram realizados 380 atendimentos. Participaram do evento 70 empresas, que disponibilizaram, por meio do Sine Municipal, mais de 160 vagas.