16 June 2023 -
De 4 a 6 de julho, a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), promoverá nova edição do curso de Formação de Brigadista Florestal Voluntário, no Parque Municipal das Mangabeiras Maurício Campos. Essa é mais uma dentre as várias ações que fazem parte da campanha anual de prevenção a incêndios em vegetação da Prefeitura de Belo Horizonte. A atividade é gratuita e aberta à participação da população, que pode se inscrever até o dia 27 de junho, por meio de formulário eletrônico.
O curso, composto por um módulo teórico e outro prático, totalizando 24h de treinamento, tem o objetivo de capacitar pessoas para atuarem nas atividades de prevenção e de combate aos incêndios, além de possibilitar a reciclagem e atualização de conhecimentos. O intuito é formar uma rede de colaboradores, permitindo a proteção dos parques municipais e de seus serviços ecológicos, integrando as potencialidades do poder público e da sociedade civil. Vale destacar que a FPMZB investe também internamente em seus funcionários e colaboradores, mantendo ativas e também estabelecendo novas parcerias que viabilizem e promovam uma gestão do fogo mais adequada na capital mineira.
Realizados preferencialmente dentro dos parques de Belo Horizonte, os cursos de formação de brigadistas possibilitam aos participantes e futuros brigadistas conhecerem melhor a estrutura e o sistema organizacional dessas áreas verdes. O intuito é de que esses novos colaboradores estejam familiarizados com o ambiente de possível atuação preventiva ou de combate a incêndios, além de evidenciar as qualidades dos parques, fomentando futuras visitas para lazer.
Desde 2019, a FPMZB passou a disponibilizar vagas nos cursos também para a população, principalmente aqueles moradores vizinhos dos parques que tenham interesse em participar das atividades de combate. “As pessoas que residem próximo aos parques já contribuem de forma significativa para o trabalho preventivo, pois muitas vezes são os primeiros a identificarem os focos de incêndios. Além disso, sempre dão suporte aos brigadistas em campo, fornecendo água e alimentos durante os combates, e contribuem também na investigação das causas de incêndios criminosos, seja cedendo imagens de câmeras ou denunciando ações de vandalismo. A capacitação dessas pessoas otimiza ainda mais as ações de combate aos incêndios em toda a cidade”, explica o presidente da Fundação, Sérgio Augusto Domingues.
Ações preventivas são intensificadas nos meses de seca
A FPMZB realiza, de forma contínua, ações preventivas contra os incêndios em vegetação nas suas unidades. Porém, nos meses de maio a julho, elas são intensificadas para o enfrentamento do período de estiagem. Além da realização dos cursos de capacitação, há ações destinadas ao manejo específico das áreas verdes, como a realização de aceiros – faixas de solo exposto, sem vegetação, que normalmente estão localizadas ao longo das cercas e muros de divisa das unidades com as casas e outras áreas naturais. A finalidade é dificultar ou até mesmo impedir a propagação do fogo, podendo também serem utilizados como vias de acesso pelos combatentes, no caso de uma operação.
Outra ação importante é a retirada do lixo, muitas vezes descartados dentro e nas bordas das unidades, e a gestão dos resíduos orgânicos como folhas e galhos secos. Paralelamente, a FPMZB realiza campanhas de educação ambiental junto à população.
Parcerias garantem a capacitação de voluntários
Nos últimos cinco anos, a Fundação já promoveu a formação de mais de 1000 pessoas aptas a atuarem no combate a incêndios em vegetação. As capacitações são realizadas em parceria com o IEF, com a ONG Brigada 1 – B1 e com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). Parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio do Projeto Revitalizar, promove a formação de cidadãos infratores em Agentes Ambientais.
Plano de combate a incêndios
A manutenção dessa Rede de Colaboradores é planejada pela FPMZB anualmente e compõe o Plano Integrado de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (PIPCIF) dos parques municipais da capital mineira. Tal documento prevê também a formação anual de novos brigadistas, treinamento contínuo de equipes, fortalecimento dos sistemas de comunicação entre os órgãos parceiros, mapeamento e monitoramento das áreas críticas, mapeamento de toda a infraestrutura disponível para combate nos parques e nas áreas adjacentes e a realização de ações preventivas para enfrentamento do período da estiagem.
A FPMZB mantém, ainda, um acordo com a Vale que contempla a compra de equipamentos e ferramentas destinados às ações de prevenção e combate a incêndios em vegetação, além da instalação – já concluída – e a manutenção e operação de 19 aspersores na crista do paredão do Parque Municipal da Serra do Curral, que auxiliam na proteção dos recursos naturais presentes na região e que compõem a área do Corredor Ecológico Espinhaço-Serra do Curral.