Pular para o conteúdo principal

PBH moderniza sistema de teleconsultas e implementa novas funcionalidades
Aline Resende/PBH

PBH moderniza sistema de teleconsultas e implementa novas funcionalidades

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com a Unimed-BH, modernizou o sistema de agendamento de teleconsultas gratuitas da capital. A partir desta segunda-feira (14), a plataforma terá novas funcionalidades, como a opção de anexar até dois documentos antes ou durante o atendimento on-line. Essa estratégia otimiza os processos e garantirá ainda mais segurança assistencial aos pacientes, que poderão compartilhar resultados de exames já realizados e a prescrição de medicamentos, por exemplo. As novas orientações serão disponibilizadas no portal da PBH neste sábado (12).

Outra importante melhoria será a segurança no acesso ao sistema, que passará a utilizar o CPF do usuário e uma senha para logar na plataforma. Anteriormente, era necessário somente o CPF e a data de nascimento do paciente. Além disso, será implementado o uso de CAPTCHA, que consiste em um teste simples para proteger a conta contra entradas digitais remotas, garantindo que somente um ser humano possa acessar. Com essas atualizações, todos os usuários precisarão refazer o cadastro na nova ferramenta.

As consultas on-line continuarão sendo ofertadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, para o atendimento de pessoas com queixas clínicas leves, como sintomas de doenças respiratórias, de arboviroses, diarreias e dores de cabeça. Para garantir o pleno acolhimento é feito um pré-atendimento por enfermeiros. Caso seja uma questão médica, a pessoa é encaminhada para a teleconsulta. Se for para outras questões, o próprio enfermeiro presta a assistência ou faz o devido direcionamento.

Todos os moradores da capital, a partir de dois anos de idade e cadastrados em um dos 153 centros de saúde, podem ter acesso à modalidade assistencial remota. Caso o cidadão não tenha cadastro em uma unidade básica de saúde, ele deve buscar o local de referência para esse processo. Os endereços estão disponíveis no portal da Prefeitura. Posteriormente, basta acessar a plataforma on-line para se cadastrar e passar a utilizar o serviço.

Como agendar um horário no novo sistema?

Após ser referenciado em um dos 153 centros de saúde da cidade, o cidadão deve acessar o serviço por meio deste link para agendar a consulta. Com o novo sistema, mesmo os usuários que já faziam uso da plataforma, precisarão refazer o cadastro, preenchendo informações pessoais como, por exemplo, nome completo, CPF, data de nascimento, número de telefone celular e e-mail. Depois disso, basta clicar em ‘confirmar’ e a pessoa receberá, no e-mail cadastrado, as orientações para a definição da senha de acesso.

Com o cadastro feito, o paciente escolhe a data e horário, dentro da disponibilidade apresentada. Próximo à marcação, o usuário entrará novamente no sistema com o login e senha. De acordo com o diagnóstico, o paciente receberá as orientações, além da prescrição de medicamentos e outros documentos, que são enviados para o e-mail cadastrado em um prazo de até 24 horas. Com a impressão da receita ou exame em mãos, o paciente ou responsável pode buscar a medicação ou agendar o exame solicitado no centro de saúde de referência.

As consultas on-line agendadas para crianças deverão sempre ser realizadas pelo cadastro delas e não dos pais. Porém, é necessário que os responsáveis legais, com 18 anos ou mais, acompanhem todo o atendimento. Caso o paciente não possa participar da consulta no horário agendado, a Secretaria Municipal de Saúde orienta que seja feito o cancelamento da marcação em tempo hábil, para que outro usuário possa receber assistência.