Pular para o conteúdo principal

Arte feita pela Prefeitura
Foto: Arte PBH

PBH moderniza processos e lança nova versão do Painel de Indicadores ODS

criado em - atualizado em

A edição 2021 do Painel de Indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de Belo Horizonte já está disponível no portal da PBH, neste link. Mais moderno e de fácil navegação, o painel apresenta por meio de dados, gráficos e mapas, o resultado atualizado dos 162 indicadores que compõem o Sistema de Monitoramento ODS de Belo Horizonte. A nova versão também representa o aprimoramento das informações, por meio da revisão metodológica ou da inclusão de novos indicadores.

 

Em reunião com técnicos da Prefeitura e especialistas das instituições parceiras da rede do Observatório do Milênio, realizada no último dia 9, a equipe da Gerência de Indicadores da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (SMPOG) apresentou o processo de atualização da base de dados e o planejamento das atividades para o próximo ano. 

 

A reunião foi aberta pelo subsecretário municipal de Planejamento e Orçamento da SMPOG, Bruno Passeli, que destacou a relevância do trabalho para orientar as ações de planejamento das políticas públicas do município. 

 

“Ao estabelecer os ODS como referência para o planejamento de médio e longo prazo das ações e programas municipais, a Prefeitura considera o trabalho desta rede de parceiros como fundamental para atingirmos os objetivos que almejamos para uma cidade mais sustentável e inteligente, com políticas mais efetivas que atendam às necessidades da população”.

 

Segundo a professora e pesquisadora Waleska Caiaffa, coordenadora do Observatório de Saúde Urbana (OSUBH), vinculado à Faculdade de Medicina da UFMG, “a parceria do poder público com as universidades, viabilizada pelo Observatório do Milênio, é de extrema importância pois favorece o mapeamento da cidade numa perspectiva de transversalidade e com um olhar intraurbano, o que facilita o reconhecimento das iniquidades locais e permite ações mais efetivas de prevenção ou mitigação dessas desigualdades”.

 

O gerente de indicadores da SMPOG, Rodrigo Nunes, detalhou as etapas e os resultados da atualização de indicadores. Após reuniões setoriais com equipes técnicas da PBH para análise e atualização de cada indicador, as informações foram sistematizadas e posteriormente validadas pelas equipes e pelos especialistas acadêmicos. Como resultado final, dos 162 indicadores que compõem o Sistema de Monitoramento ODS, 108 foram atualizados, o que corresponde a 67% do total; 49 indicadores não estão passíveis de atualização (30%); 5 novos foram incluídos no sistema, 1 foi excluído e outros 4 foram retirados do painel por indisponibilidade de dados. 

 

Nunes destacou, ainda, que este trabalho será a base para a publicação do Relatório de Acompanhamento dos ODS de Belo Horizonte 2022, previsto para ser lançado em dezembro do mesmo ano. Como nas edições anteriores, o relatório apresentará análises dos resultados dos indicadores que compõem o Painel de Indicadores, a serem feitas pelos especialistas acadêmicos. Para este trabalho, as atividades iniciam-se ainda no primeiro semestre com a atualização da base de dados, a produção das análises dos indicadores,  além da publicação de análises de temas correlatos aos ODS, feitas pelos especialistas. 

 

“Trata-se de um longo trabalho, que envolve muitas pessoas e muita articulação, mas que nossa experiência tem demonstrado ser uma contribuição muito importante para a produção de informações que subsidiem o planejamento das políticas públicas do município”, afirmou o gerente.

 

Conheça mais sobre o Projeto do Observatório do Milênio de Belo Horizonte.