19 Maio 2025 -
As crianças da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Santa Amélia, na região da Pampulha, tiveram uma experiência diferente. Elas participaram do plantio de árvores realizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, dentro do programa Escola Verde. A escola atende 310 crianças, de 1 a 5 anos.
“A gente já tem algumas árvores plantadas na escola, as frutíferas, e a gente quer ampliar e trazer para as crianças desde cedo esse cuidado com o meio ambiente, a importância de ter um local agradável, arborizado, né, pra gente ter relações futuras mais conscientes e sustentáveis com as nossas crianças. Então, a gente acredita que esse trabalho, ele começa desde a educação infantil," declara Cláudia Bonfim, diretora da EMEI.
O Projeto Escola Verde busca transformar o espaço de estudo em um ecossistema vivo e sustentável. Ele foi inspirado pela Unesco, que aponta os impactos da emergência climática na educação e propõe como resposta a criação de Escolas Verdes. Isso significa que, além de desenvolver conteúdos de educação ambiental, as escolas passam a ter o papel de inspirar e impactar positivamente o microclima da comunidade onde estão inseridas.
“As crianças tiveram oportunidade de explorar a educação ambiental enquanto vivência, de colocar a mão na terra, de ter contato com as plantas e é nesse tipo de educação ambiental que a gente acredita. O Escola Verde é um projeto que promove as escolas enquanto ecossistemas verdes e que tem duas vertentes muito importantes, que são o conforto climático e a educação ambiental enquanto experiência," explica Ana Dumbá, gerente de programas e projetos educacionais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
A diretora Cláudia ressalta o papel das crianças como multiplicadoras das boas práticas ambientais. “O trabalho com as crianças tem que ter um significado, um sentido. A partir do momento que as crianças internalizam o que as professoras aprofundam nas práticas pedagógicas em sala, e que vão trazendo dentro de uma linguagem para as crianças de educação infantil, que são crianças de 1 até 5 anos, esse trabalho é repercutido em casa e as famílias dão esse retorno para a gente também. E nós já temos práticas realizadas com as crianças que valorizam e trazem reflexões sobre a conscientização de cuidar de si, cuidar do outro e cuidar do ambiente, que são os três pilares que a gente acredita que em nossa instituição são relacionados à sustentabilidade e ao meio ambiente."
O secretário João Paulo Menna foi conhecer de perto o projeto. Para ele, envolver as crianças de forma lúdica na necessidade da preservação do meio ambiente é a melhor forma de garantir um futuro melhor para a cidade. “São crianças que já crescem com o amor à natureza. Elas aprendem que as árvores surgem de mudas que são plantadas e precisam de cuidados para se desenvolver, assim como elas. Entendem que as árvores são seres vivos. É um sentimento que elas vão levar para a vida. Esse aprendizado vai pautar as ações delas quando se tornarem adultas, no sentido de preservar a natureza. São crianças que não vão aceitar atitudes que desrespeitem a vida na terra. Nesse sentido, projetos como o da Escola Verde são essenciais para dar suporte a gestão pública no seu compromisso de cuidar dos cidadãos.”