Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de BH vai vacinar cães e gatos contra a raiva em 23 de agosto
Divulgação/PBH

Prefeitura de BH vai vacinar cães e gatos contra a raiva em 23 de agosto

criado em - atualizado em

Com cerca de 300 pontos de vacinação distribuídos por todas as regionais, a Prefeitura de Belo Horizonte vai realizar em 23 de agosto (sábado) a vacinação contra a raiva animal. As aplicações serão das 8h às 17h e poderão receber a dose cães e gatos a partir de três meses de idade, inclusive fêmeas gestantes. Os endereços dos pontos de vacinação podem ser consultados on-line.

O objetivo da mobilização é manter o controle no município, que não registra casos da doença em humanos desde 1984. A raiva é causada por um vírus que acomete mamíferos como cães, gatos, bois, cavalos, porcos, morcegos, além do ser humano. A transmissão ocorre principalmente por mordidas, mas também pode acontecer por arranhões, unhadas ou lambidas de animais infectados.

“A realização de um dia específico para a vacinação de cães e gatos é fundamental para a proteção dos animais e da população. A raiva é uma doença que pode ser letal e a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção. Por isso, contamos com a colaboração dos tutores", destaca a subsecretária de Promoção e Vigilância à Saúde, Thaysa Drummond.

Recomendações

No dia da vacinação, a recomendação é que os cães sejam levados com coleira ou guia, sempre conduzidos por adultos. Já os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas ou gaiolas, para evitar fugas e garantir a segurança dos animais. Após receberem a dose, os animais devem descansar em casa, com água e alimentação disponíveis.

Outras informações e a lista completa dos locais de vacinação estão disponíveis no portal da Prefeitura.