25 August 2023 -
A Prefeitura de Belo Horizonte realizou uma ação da campanha “Futebol é na Lata” nesta semana nos bares localizados nos arredores da Arena MRV, Bairro Califórnia, para conscientizar os donos dos estabelecimentos para não comercializar produtos em vidro e material perfurocortante. A medida vale, principalmente, para dias em que o estádio receber partidas de futebol e grandes eventos.
Representantes da Secretaria Municipal de Política Urbana se reuniram com cerca de 20 comerciantes da região para tratar do tema e demonstrar como a medida contribui para um ambiente mais seguro para os frequentadores. Além da segurança, a medida também tem aspecto ambiental, priorizando materiais que possam ser reciclados, como as latas de alumínio.
Os comerciantes também receberam material educativo para afixar nos estabelecimentos.“Seja um torcedor consciente: não use recipientes de vidro ou objetos pontiagudos como espetos para churrasco, dentro e fora dos estádios, bares e restaurantes”, diz a mensagem no cartaz da campanha.
A campanha “Futebol é na lata” já é realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte desde maio em bares e restaurantes nas imediações dos estádios Independência e Mineirão. Em fevereiro, a Prefeitura realizou a versão folia da ação chamada de “Carnaval é na lata”, durante o período da festa na capital.