Pular para o conteúdo principal

Prefeitura lança nova exposição virtual com Cartografia Histórica da Regional Leste
Foto: Acervo APCBH

PBH lança nova exposição virtual com Cartografia Histórica da Regional Leste

criado em - atualizado em

Contar a história da Regional Leste e suas transformações, a partir de fotos e documentos, é a proposta da “Exposição Virtual Cartografia Histórica da Regional Leste”, que será lançada pela Prefeitura de Belo Horizonte nesta sexta-feira (11), às 9h, no Cine Santa Tereza. Iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, a mostra faz parte do Projeto “Exposições Virtuais Cartografia Histórica das Regionais”, desenvolvido pelo Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH). O projeto tem como proposta divulgar para a sociedade a riqueza e a diversidade do acervo do Arquivo Público, que está disponível para consulta por qualquer pessoa interessada.

O lançamento contará com uma apresentação do material para professores e demais participantes. A entrada é gratuita e não é necessário a retirada de ingressos previamente. A exposição virtual poderá ser acessada por professores e alunos, por meio de totens que irão circular por 11 escolas municipais de ensino fundamental da Regional Leste até setembro de 2023. A mostra também será disponibilizada para toda a população, a partir do dia 11 de novembro, no Portal PBH.

A secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, destaca que a iniciativa vai ao encontro das políticas públicas culturais desenvolvidas pelo município. "A Exposição Virtual Cartografia Histórica da Regional Leste contribui para a valorização do patrimônio cultural de Belo Horizonte na medida em que valoriza itens do rico e valioso acervo documental do Arquivo Público, o qual nos ajuda a interpretar a história dos bairros, bem como a explicitar a relação que a população mantém com esses lugares", afirma.

A presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Féres, ressalta a importância da iniciativa. "A Exposição Virtual Cartografia Histórica da Regional Leste contribui para a valorização e difusão do acervo documental do Arquivo Público na medida em que facilita o acesso da população de Belo Horizonte a essa documentação, uma vez que tem como proposta divulgar para a sociedade a riqueza e a diversidade da nossa história preservada pelo Arquivo Público e que está disponível para consulta por qualquer pessoa interessada", explica.

A "Exposição Virtual Cartografia Histórica da Regional Leste" é fruto de pesquisas da equipe técnica do APCBH. Para a mostra, foram selecionados, principalmente, documentos inéditos que integram o acervo, isto é, que ainda não foram objeto de pesquisa ou que não foram publicados. O lançamento será feito para que estudantes, professores da educação básica, e demais participantes interessados, conheçam esses documentos, reforçando como os acervos são fontes ricas sobre a história local e permitem uma valorização da memória, das edificações e de lugares ligados ao modo de viver da região.

A partir da exposição, será possível conhecer características do transporte, das habitações, das indústrias, do comércio e dos serviços que fizeram e ainda fazem parte da história da Regional Leste. O material da exposição traz documentos que podem ser usados pelos professores em sala de aula para provocar reflexões sobre os bairros da Regional.

O projeto “Exposições Virtuais Cartografia Histórica das Regionais” conta também com exposições sobre a Regional Barreiro e a Regional Centro-Sul. Todas as exposições do projeto podem ser acessadas pela população, de forma gratuita.

Lançamento Exposição Virtual Cartografia Histórica da Regional Leste

Sexta-feira, dia 11 de novembro, às 9h da manhã

Local: Cine Santa Tereza - R. Estrela do Sul, 89 - Santa Tereza.

Entrada Gratuita

A mostra ficará disponível, a partir do dia 11 de novembro.

Informações para o público: educativoapcbh@pbh.gov.br