Pular para o conteúdo principal

PBH já certificou mais de 30 instituições com selo BH sem Racismo
Foto: PBH/ Divulgação

PBH já certificou mais de 30 instituições com selo BH sem Racismo

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte já certificou mais de 30 instituições com o selo BH sem Racismo nas categorias Compromisso, Excelência, além do Selo Especial 120 anos de BH. O objetivo da PBH é estimular, apoiar e reconhecer instituições que possuem, nas práticas de gestão, ações afirmativas no campo da promoção da igualdade racial, do enfrentamento do racismo e do combate à discriminação étnico-racial. O programa foi criado em 2016 e as instituições aprovadas recebem o selo simbólico BH sem Racismo, que vale por dois anos. O edital para receber a certificação está aberto até 31 de janeiro de 2024.

 

Ao obter o Selo, as instituições públicas e privadas, associações civis e empresas com atuação no Município de Belo Horizonte demonstram que se comprometem com o desenvolvimento de ações afirmativas contra a discriminação étnico-racial no ambiente de trabalho e junto à comunidade em que atua. Para a inscrição, deverão apresentar propostas que serão analisadas pelo Comitê Gestor do Programa de Certificação em Promoção da Igualdade Racial, composto por organizações públicas, privadas e da sociedade civil.

 

A certificação mais recente foi direcionada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Relações Étnico-Raciais, da FAE-UEMG, durante o evento Abraço Negro, do Programa Egbara Wa, pela relevância na atuação de pesquisa cientificas e realização de atividades acadêmicas relacionadas ao tema.

 

Compromisso e Excelência

 

As duas categorias do selo BH sem Racismo são Compromisso e Excelência. A primeira é voltada para as empresas que ainda não desenvolvem ações afirmativas de promoção da igualdade racial, mas que se comprometem a fazê-lo, apresentando um plano de trabalho com ações a serem desenvolvidas ao longo de dois anos.

 

A segunda categoria é destinada às instituições que já desenvolvem ações afirmativas e que cumprem os requisitos do edital – também sendo necessária a apresentação de um plano de ação da instituição para os próximos dois anos.

 

A diretora de Políticas de Reparação e Promoção da Igualdade Racial, Makota Kisandembu, destaca a importância da certificação das instituições como estratégia de valorização da diversidade étnico-racial no município.  “As instituições que recebem a certificação e o selo assumem o compromisso de desenvolver ações afirmativas de combate ao racismo e promoção da igualdade racial no ambiente de trabalho, aliando a produtividade de sua equipe ao desenvolvimento humano”, destaca.

 

O Programa de Certificação em Promoção da Igualdade Racial também integra a Política Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

 

Acompanhe aqui as atualizações relacionadas à certificação vigente.