12 Abril 2023 -
O programa de Certificação em Promoção da Igualdade Racial de Belo Horizonte está com inscrições abertas. Instituições públicas e privadas, associações civis e empresas sediadas no município podem se candidatar nas categorias Compromisso e Excelência. O programa foi criado e é gerido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania e da Fundação Municipal de Cultura. Confira o edital.
Desde 2016, o programa tem como objetivo estimular, apoiar e reconhecer instituições que possuem, em suas práticas de gestão, ações no campo da promoção da igualdade racial, do enfrentamento do racismo e do combate à discriminação étnico-racial. As instituições aprovadas na certificação recebem o selo simbólico BH sem Racismo, que vale por 2 anos.
Compromisso e Excelência
As duas categorias do selo BH sem Racismo são Compromisso e Excelência. A primeira é voltada para as empresas que ainda não desenvolvem ações de promoção da igualdade racial, mas que se comprometem a fazê-lo, apresentando um plano de trabalho com ações a serem desenvolvidas ao longo de dois anos.
A segunda categoria é destinada às instituições que já desenvolvem ações e que cumprem os requisitos do edital – também sendo necessária a apresentação de um plano de ação da instituição para os próximos dois anos.
A diretora de Políticas de Reparação e Promoção da Igualdade Racial, Makota Kisandembu, destaca a importância da certificação das instituições como estratégia de valorização da diversidade étnico-racial no município. “As instituições que recebem a certificação e o selo assumem o compromisso de desenvolver ações de combate ao racismo e promoção da igualdade racial no ambiente de trabalho, aliando a produtividade de sua equipe ao desenvolvimento humano”, destaca.
O Programa de Certificação em Promoção da Igualdade Racial também integra a Política Municipal de Promoção da Igualdade Racial.
Acompanhe aqui as atualizações relacionadas à certificação vigente.