8 October 2025 -
O Centro de Referência das Juventudes (CRJ) da Prefeitura de Belo Horizonte, localizado na Rua Guaicurus, 50, Centro, exibe nesta sexta-feira (10), às 18h, o documentário “Holocausto Brasileiro”, destaque da programação desta semana. O CRJ recebe até sábado (11) uma série de atividades culturais, educativas e de inclusão digital. A programação inclui oficinas, ensaios de grupos artísticos, apresentações abertas e projetos fixos que reforçam o papel do equipamento como espaço de formação e cidadania para a juventude da capital.
A exibição de “Holocausto Brasileiro” será no auditório do CRJ, em parceria com o curso de psicologia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). A sessão será aberta ao público maior de 16 anos e não precisa de inscrição. A atividade busca estimular a memória social quanto à defesa dos direitos humanos e promover a reflexão sobre a história da saúde mental no Brasil a partir dos fatos ocorridos no Hospital Colônia de Barbacena.
A semana também traz atividades como o Passe Livre Estudantil, oficinas do Programa de Inclusão Digital (em parceria com a Prodabel), o projeto Desembola na Ideia e o Prep 15–19, além do Cursinho Popular Emancipa. A agenda contempla ainda oficinas de circo e práticas de dança.
Protagonismo
Vinculado à Subsecretaria de Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, o CRJ é um espaço que valoriza a diversidade e o protagonismo juvenil, especialmente de jovens das periferias, vilas e favelas de Belo Horizonte.
A programação completa e informações sobre o agendamento para uso dos espaços estão disponíveis na página oficial do CRJ.