Pular para o conteúdo principal

PBH inicia vacinação contra Gripe e quarta dose de Covid-19 para maiores de 80
Foto: Adão de Souza

PBH inicia vacinação contra Gripe e quarta dose de Covid-19 para maiores de 80

criado em - atualizado em

Na próxima segunda-feira, dia 4, a Prefeitura de Belo Horizonte inicia a Campanha de Vacinação contra Gripe e começa a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 em idosos de 80 anos e mais – que tenham um intervalo mínimo de 4 meses desde o reforço. São cerca de 72 mil pessoas nesta faixa etária. As convocações para receber as duas vacinas acontecem de forma simultânea, para este público, para evitar o deslocamento dos idosos a um ponto de imunização mais de uma vez. 

Os chamamentos para vacinação contra a Gripe dos demais grupos que fazem parte do público alvo serão feitos de forma escalonada, com convocações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde à medida que o município receber doses da vacina.

“Os idosos a partir de 80 anos poderão receber a vacina contra a Gripe e mais uma dose do imunizante contra a Covid-19 no mesmo momento.  A aplicação das duas vacinas de forma concomitante é segura e não há necessidade de aguardar um intervalo, mesmo uma delas sendo contra a Covid-19”, explica Fabiano Pimenta, subsecretário de Promoção e Vigilância em Saúde. 

Além dos Centros de Saúde, a vacina contra a Gripe estará disponível em postos extras e pontos de drive-thru. Os endereços podem ser consultados no portal da Prefeitura. Os idosos que optarem por receber a vacina contra a Covid-19 e Gripe na mesma data, podem verificar os endereços dos locais de vacinação e os horários de funcionamento neste link

Este ano o Ministério da Saúde definiu como público-alvo da campanha de vacinação da Gripe os idosos com 60 anos e mais, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de comorbidades e doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e pessoas com deficiência permanente. Além de caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros, trabalhadores portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade em medidas socioeducativas e população privada de liberdade.