Pular para o conteúdo principal

Sete capivaras na orla da Lagoa da Pampulha, durante o dia.
Foto: Carlos Avelin/PBH

PBH inicia nova fase de captura das capivaras da orla da Lagoa da Pampulha

11/07/2018 | 18:21 | atualizado em 05/11/2018 | 10:10

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente deu início a uma nova fase no manejo das capivaras na orla da Lagoa da Pampulha com a instalação de um brete (armadilha) para a captura dos roedores. A ação foi autorizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e as práticas são planejadas de forma a gerar o mínimo de impacto no conjunto arquitetônico.

 

De acordo com o gerente de Defesa dos Animais, Leonardo Maciel, primeiramente foi feita a cirurgia para a esterilização das capivaras que vivem dentro do Parque Ecológico da Pampulha e agora começa a fase de captura na orla da Lagoa. Na noite de terça-feira, dia 10/07, foram capturadas as primeiras duas capivaras que vivem fora do Parque Ecológico.

 

“Já conseguimos atrair dois roedores para os bretes. Eles foram capturados e levados para dentro do Parque Ecológico, onde estamos com a base montada, passaram por cirurgias de esterilização, aplicação de carrapaticida, receberam o chip e quando completar o prazo de 72h serão soltas novamente”, informou o veterinário.

 

Nos próximos dias outros dois bretes serão instalados ao longo da orla da Lagoa para a captura simultânea das capivaras que vivem próximas à Igrejinha e também ao Museu de Arte da Pampulha. A Prefeitura já concluiu 50% dos trabalhos de manejo das capivaras e a previsão é que seja concluído em outubro deste ano.

 

Ouça este conteúdo

Últimas Notícias

Mulher manuseando sistema criado por ela em laboratório da Prodabel Laboratório Aberto cria sistema que facilita passagem de ambulâncias e viaturas
Estudante de Ciência da Computação e estagiária na Prodabel criou sistema que permite a comunicação entre veículos e os semáforos de BH
19/02/2019 | 16:52
Fachada do casarão do Museu Histórico Abílio Barreto, durante o dia. Museu Histórico Abílio Barreto celebra 76 anos com apresentação musical

Apresentação do grupo musical Andrea Amati Quarteto, no domingo, dia 17/2, às 11h30, celebra aniversário do Museu Histórico Abílio Barreto.

15/02/2019 | 19:59