Pular para o conteúdo principal

PBH garante acesso de mais de 2 mil educadores a eventos culturais em 2025
Divulgação/PBH

PBH garante acesso de mais de 2 mil educadores a eventos culturais em 2025

criado em - atualizado em

Em 2025, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) levou mais de 2 mil educadores a eventos culturais em Belo Horizonte, como peças de teatro, shows e musicais. A iniciativa reforça o compromisso em promover o acesso à cultura e incentivar experiências que dialoguem com a prática pedagógica dos profissionais da rede municipal.

Um dos destaques foi a Bienal Mineira do Livro, que recebeu cerca de 700 profissionais, evento de maior adesão neste ano. O evento também reuniu 15 mil estudantes, que tiveram a oportunidade de circular pelos corredores, conversar com os autores e participar de oficinas e debates para ampliar o olhar para o mundo.

Outro encontro marcante foi o bate-papo com a escritora mineira Carla Madeira, antes da apresentação da peça “Simplesmente eu: Clarice”, inspirada na obra de Clarice Lispector. Na ocasião, os servidores da Smed acompanharam a conversa e assistiram uma peça linda e emocionante.

Os educadores também participaram, ao longo do ano, do espetáculo Disney Princesas, de peças teatrais destacadas na dramaturgia brasileira, como “Lady Tempestade”, protagonizado por Andréa Beltrão, e o monólogo “Não me entrego, não”, com Othon Bastos.

“Todas as peças e musicais que participei foram experiências enriquecedoras para o meu repertório cultural, tanto pessoal quanto profissional. A oferta de cortesias se torna uma chance real de acesso à produção artística brasileira, que contribui muito para nossa inspiração enquanto educadores”, comemora Ronaldo Santos, professor e coordenador do Programa Escola Integrada na Escola Municipal Ana Alves Teixeira. 

Segundo a produtora de eventos e diretora da PóloBH, Marisa Machado Coelho, a parceria com a Smed tem impacto direto na democratização do acesso à cultura. “Ao integrar a arte ao cotidiano escolar, enriquecemos o repertório cultural dos participantes e fortalecemos o exercício da cidadania e o direito fundamental à cultura”.