10 December 2025 -
A programação da 4ª Semana da Educação foi iniciada nesta quarta-feira (10) com oficinas abertas ao público e outras atividades. O projeto “Nos Palcos da Cidade” levou a apresentação de dança com o tema "Meio ambiente: conexões com a natureza", por alunos das escolas municipais, ao Teatro Francisco Nunes, dentro do Parque Municipal Américo Renné Giannetti. A proposta é estimular a comunidade escolar a conhecer, valorizar e se apropriar dos espaços culturais da cidade.
No Teatro Marília houve a conclusão do projeto EcoEscola, com lançamento da Revista EcoEscola BH, composta por 50 artigos escritos por representantes de escolas municipais e creches. Também foi feita a entrega dos selos de Boas Práticas Ambientais e da Escola Verde às instituições que mais se destacaram nas práticas ambientais.
As atrações seguem até esta sexta-feira (12) no Parque Municipal, com atividades como cantigas e brincadeiras tradicionais, escape room (com as principais lendas urbanas de BH), oficina de mandala, torneio de robótica, sessão de planetário e o início da Mostra de Investigação Científica Escolar. Também haverá o passeio em carrinho de rolimã, oficina de fotografia e brincadeiras tradicionais.
Escolas da Rede Municipal se reúnem no Parque Municipal para apresentar produções científicas, tecnológicas, artísticas e culturais desenvolvidas ao longo do ano, para conhecer os trabalhos realizados pelos colegas de outras instituições e vivenciar as iniciativas promovidas pela Secretaria Municipal de Educação (Smed).
Cortejo
Na abertura da Semana da Educação, Centenas de estudantes participaram de um cortejo, da rua Sapucaí à Praça Fuad Noman, seguindo para o Parque Municipal. Os alunos carregaram estandartes e tocaram instrumentos de percussão.
No parque, cada escola fez uma curta apresentação, com música, dança e outras manifestações artísticas preparadas especialmente para o evento. As subsecretárias de Gestão Pedagógica, Arminda Aparecida de Oliveira; de Inclusão, Tatiana Servos; e a organizadora da Semana da Educação, Marcelle Triginelli Azzi, estiveram presentes no cortejo.
Jornada Literária
No prédio da Smed foi realizada a cerimônia de certificação da 12ª Jornada Literária, projeto da Gerência de Bibliotecas (Gerbi) que envolve estudantes da educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de professores e demais profissionais das escolas municipais. A iniciativa estimula os alunos a participarem da criação de livros e valoriza a escrita em diferentes formatos como cordel, poesia, HQ, crônica e memória.
Serviço
4ª Semana da Educação
Data: até sexta-feira (12)
Horário: 8h às 16h30
Onde: Parque Municipal Américo Renné Giannetti - Avenida Afonso Pena, 1.377, Centro
Para mais informações, clique aqui
