4 December 2025 -
Produzidos por estudantes, os curtas-metragens “O Girassol” (Escola Municipal Ulysses Guimarães), “O campinho é a nossa casa” (Escola Municipal Salgado Filho) e “Nossas raízes” (Escola Municipal Vinicius de Moraes) foram premiados pelo júri técnico nas categorias Animação, Documentário e Ficção, respectivamente, da 9ª edição do Festival Educação Integral de Minicurtas (Feimc-BH). O evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) também premiou as obras “A dança e a cultura”, “Tradição é plantar para colher” e “Maria” (Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade), pela votação popular.
Nesta edição, o tema foi “Ecos da terra: culturas e tradições”. Participaram do projeto cerca de 500 alunos de 16 escolas da rede municipal. Todos os participantes ganharam certificados. Os alunos responsáveis pelos filmes vencedores também receberam troféu.
O Feimc-BH, da Diretoria de Educação Integral (DEI), incentiva a criação de curtas-metragens, fortalecendo o protagonismo infanto-juvenil e a participação dos alunos em atividades culturais. Faz parte do Programa Escola Integrada e as produções têm o acompanhamento de professores e oficineiros. Os alunos usam celulares, câmeras, softwares de edição, animação e recursos de computação gráfica, explorando diferentes linguagens audiovisuais.
“O festival dá aos alunos a oportunidade de verem que não é difícil se expressar como artista e colocar as ideias para tornar esse mundo um lugar melhor, mais habitável, alegre e acolhedor”, destacou o ator, cineasta e professor de cinema Matheus Guedes de Paula, um dos jurados do Feimc-BH.
