24 Abril 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte e governo federal deram início nesta quinta-feira (24) à segunda fase da cooperação técnica para a criação de um novo bairro em Belo Horizonte, no terreno onde funcionava o Aeroporto Carlos Prates. Representantes da PBH e da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) começaram a definir as estratégias para viabilizar a implementação do projeto que prevê equipamentos públicos, comércio, imóveis residenciais e comerciais e áreas de lazer.
Nos próximos dias, a União publicará decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ratificando a destinação de R$ 7 milhões para custear os estudos técnicos que apontarão uma alternativa financeiramente sustentável, ambientalmente responsável e socialmente inclusiva na construção do bairro. Os recursos virão por meio de um convênio entre a PBH e a Caixa Econômica Federal.
As análises serão focadas em 4 áreas principais: estudo de mercado imobiliário; estudos de mobilidade e adensamento; anteprojeto de implantação do bairro e, por fim, a modelagem econômica. A PBH receberá o assessoramento técnico da Caixa e a consultoria para todos os estudos, minutas de edital de licitação e assinatura de contratos para as obras no terreno.
Atualmente, a equipe da Subsecretaria de Planejamento Urbano (SUPLAN) está preparando a documentação necessária para o início às contratações dos estudos previstos. A previsão é que os trabalhos estejam concluídos em 2026, permitindo a abertura dos processos de licenciamento e a concretização da transferência definitiva da área ao Município.
A cooperação prevê o compartilhamento de responsabilidades entre município e União, incluindo a elaboração de estudos e a estruturação de um modelo de gestão inovador para a área. Essa parceria teve início após a desativação do aeroporto, realizada pelo governo federal em 2023.
Em 2024 Prefeitura concluiu a elaboração da proposta de ocupação da área do antigo aeroporto, iniciou a recuperação do Parque Maria do Socorro e iniciou a instalação dos primeiros equipamentos de saúde e educação, no modelo de Parceria Público Privada (PPP) adotado para a construção de centros de saúde e escolas de ensino infantil.