Pular para o conteúdo principal

PBH e Sebrae Minas lançam o Programa Minas Moda Autoral
Reprodução

PBH e Sebrae Minas lançam o Programa Minas Moda Autoral

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Sebrae Minas, realiza, na próxima terça-feira (28), às 19h, o lançamento do programa Minas Moda Autoral. O evento, que acontecerá no Museu da Moda de Belo Horizonte (Rua da Bahia, 1.149, Centro), terá também a palestra “Tendências para a temporada Outono/Inverno 24: A criatividade como Estratégia!”, da designer, consultora e pesquisadora Angélica Coelho Lima. As inscrições para a palestra de abertura devem ser feitas on-line.

 

O Minas Moda Autoral tem o objetivo de incentivar o comportamento empreendedor e impulsionar negócios de moda autoral em Minas Gerais. A edição especial de 2024 terá participação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), enfatizando a importância do segmento na cultura empreendedora de Belo Horizonte.

 

Com quatro meses de capacitação, o programa busca potencializar nomes e marcas da capital, destacando a diversidade e originalidade da moda local que já registra mais de 6.918 estabelecimentos, conforme revelam os dados do Cadastro Municipal de Contribuintes de 2022.

 

Até 30 marcas poderão participar do programa. Além de autorais, elas devem ser originais de Belo Horizonte e serem aprovadas no processo seletivo com banca final classificatória a que as marcas inscritas serão submetidas. A previsão é de que os processos de inscrição e seleção aconteçam até janeiro e o início do programa em fevereiro de 2024.

 

Ao participar do Minas Moda Autoral, os empreendedores terão a oportunidade de aprimorar as habilidades de design e compreender a gestão empreendedora necessária para transformar as criações em negócios sustentáveis. A capacitação abrange temas como identidade de marca, cultura da inovação e design como ferramenta de valor

 

A moda autoral, em contraste com o Fast Fashion, faz parte do movimento Slow Fashion, contestando a rapidez na produção e consumo de moda. Trata-se da expressão da identidade e criatividade dos idealizadores, envolvendo-os em todo o processo de produção, desde a concepção até a venda do produto final, que engloba desde roupas e calçados até maquiagens e acessórios. A produção em pequena escala confere um toque exclusivo a cada peça, envolvendo profissionais locais em todas as etapas.