1 December 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Sebrae Minas, encerrou mais uma edição do Programa Minas Moda Autoral, em evento realizado no Museu da Moda (MUMO). Representantes de 19 marcas da capital participaram, durante quase três meses, de capacitação e qualificação oferecidas pela Programa.
As marcas que se formaram nesta edição foram: Molu, Sunday, Gabriella Santos Joias Contemporâneas, Pierrostudios, Contos de Gaya Comércio Ltda, Seja Malibu, Almamil, Savre Brasil, Eleveh, Malume, Petiá, Priscilla Antunes Acessórios, HAVA (Ind. e Com. de Roupas Irmãos Soares LTDA), Asaphe, De Ouro Bordados de Mãe e Filhas, Marcatte Acessórios, Artirffi Joias, Amitee, Refeito e ByGrazi. Desde o início do Minas Moda Autoral, 40 marcas já passaram pelo Programa.
Sob a supervisão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Relações Internacionais (SMDE) esta edição do programa focou na abordagem orientada para o ambiente e modelos de negócios, estratégias de marca, planejamento de comunicação e relacionamento com consumidores, sempre combinados à identidade autoral de cada empreendimento.
Economia Criativa
A secretária municipal adjunta de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Relações Internacionais, Chyara Sales Pereira, destacou o impacto da iniciativa para o desenvolvimento da Economia Criativa em Belo Horizonte. “O projeto Minas Moda Autoral, feito em parceria com o Sebrae, reforça o compromisso da Prefeitura de Belo Horizonte com o fomento da Economia Criativa no município, em especial com o setor da Moda. A Moda Autoral é um segmento que tem se destacado em BH e no mundo, pois tem como base a identidade e a cultura locais e representa o futuro do modelo econômico baseado na criação. Nossas marcas têm demonstrado isto de maneira excepcional, com resultados incríveis que foram apresentados durante o evento. Esperamos ampliar esta parceria para alcançar mais marcas e estimular ainda mais o setor em Belo Horizonte”, comemora.
Uma das principais conquistas desta edição foi a participação de 12 marcas na Feira Carandaí 25, que é realizada em São Paulo e considerada uma das principais vitrines nacionais da moda autoral. As empresas selecionadas puderam expor e comercializar seus produtos no evento, fortalecendo a presença no mercado e criando conexões comerciais.
O Minas Moda Autoral também integrou a atuação ao Trend Connection, evento anual do Sebrae Minas voltado para inovação e tendências da moda, que contou com nomes como Blanca Liane, especialista da Pantone, além de influenciadores mineiros do setor. Os participantes do Minas Moda Autoral tiveram acesso a mentorias, consultorias e um espaço de exposição e vendas especialmente montado para as marcas.
A secretária municipal de Cultura, Eliane Parreiras, reforçou a importância da articulação entre as diversas áreas da Prefeitura e instituições parceiras, como o Sebrae Minas. “Cabe ao poder público criar condições para que a criatividade se torne oportunidade, renda e desenvolvimento. Não se trata apenas de ações pontuais, mas de construir estratégias estruturadas e continuadas para o setor. Talento e vocação não faltam. Nosso esforço é criar o ambiente para que esses empreendedores possam seguir crescendo”, destacou.
Impacto no mercado
Os avanços das marcas participantes foram celebrados pela analista do Sebrae Minas Raissa Soares. “Realizamos cerca de 50 horas de capacitação e consultorias especializadas, acompanhando a evolução individual de cada empreendimento. O Minas Moda Autoral é um exemplo concreto de como a moda de Belo Horizonte tem ganhado força, visibilidade e profissionalização. Queremos que essas empresas sigam crescendo, fortalecendo suas estratégias e ampliando sua competitividade”, reforçou.
A consultoria técnica da etapa foi conduzida pela líder do projeto Inova Moda Digital, Angélica Coelho, e pelo consultor em design e stylist do Senai/PB, Rafael Lemos.
