Pular para o conteúdo principal

PBH e Embaixada dos EUA preparam belo-horizontinos para o mercado de tecnologia
Foto: Larissa Magnavita

PBH e Embaixada dos EUA preparam belo-horizontinos para o mercado de tecnologia

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou nesta segunda-feira (10) as primeiras turmas do projeto Programando Sonhos - Vilas e Favelas. O curso, que terá duração de três meses, irá preparar 80 cidadãos em situação de vulnerabilidade social para atuar no desenvolvimento de projetos para web, linguagem de programação, banco de dados e recursos de segurança da informação.

O projeto, que pretende investir no desenvolvimento da cidade e na redução da desigualdade, conta com a parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, por meio da sua Diretoria de Relações Internacionais, a Prodabel e o Governo dos Estados Unidos, por meio da embaixada norte-americana no Brasil.

Segundo Bernardo Ribeiro, Diretor de Relações Internacionais da PBH, essa parceria inédita entre a Prefeitura e a Embaixada prepara os alunos para que empresas de TI, inclusive estrangeiras, ao entrar no mercado brasileiro, possam encontrar profissionais mais capacitados. “Essa parceria com o Governo Americano é uma demonstração de que estamos capacitando o nosso mercado e os nossos profissionais para trazermos mais investimentos e oportunidades para o setor tecnológico de Belo Horizonte. E ainda é a única certificação da PBH que leva a marca oficial das Embaixadas e Consulados dos EUA.”, conclui.

Para a Diretora de Inclusão Digital da Prodabel, Mila Fernandes Tangari, essa parceria nasce da vontade de promover a igualdade de oportunidades para o cidadão de Belo Horizonte. “Temos a certeza de que essa iniciativa será um divisor de águas na vida desses alunos que estarão preparados para as demandas do mercado", afirmou.

Ela destacou, ainda, o fato de uma das professoras do programa ser ex-aluna da primeira versão do projeto Programando Sonhos. “Ter a Natália Rodrigues como nossa professora é a confirmação de que a Prefeitura oferece qualificação de qualidade, de tal maneira que os alunos se tornam aptos para o mercado e até mesmo para compartilhar o que aprendem por aqui", atestou Tangari.

Os alunos que concluírem todas as etapas do curso serão certificados pelo programa. As aulas acontecem em modalidade presencial, no Centro de Qualificação em Tecnologia da Informação da Prodabel, no bairro Ipiranga.