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PBH disponibiliza mais de 900 serviços on-line aos cidadãos
Foto: Amira Hissa/ PBH

PBH disponibiliza mais de 900 serviços on-line aos cidadãos

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O Portal de Serviços da Prefeitura de Belo Horizonte consolida informações sobre 1.377 serviços prestados pela administração municipal aos cidadãos e aos empreendedores, sendo 924 deles com possibilidade de solicitação pela própria plataforma. Um aumento de 450% no comparativo com dezembro de 2016, quando apenas 168 serviços digitais eram oferecidos.

Somente em 2023, 164 serviços foram disponibilizados digitalmente aos usuários, como: Aprovação de Projeto Arquitetônico em Área de Bens Protegidos;  Cursos Gratuitos para Inclusão Digital; Fiscalização de Ponto de Taxi, Fiscalização do Transporte Escolar e Transporte Suplementar; Selo Pet Friendly; inscrição em Edital de Feira promovida pelo Executivo; fornecimento de Joaninhas; Vale-Transporte Saúde; Auxílio Transporte Mulher

A Prefeitura também disponibiliza 130 serviços no aplicativo PBH APP, focados principalmente naqueles que podem ser solicitados rapidamente, como os de f0, 0iscalização, conservação e zeladoria da cidade. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e IOS. Mais de 276 mil pessoas já utilizam o PBH APP.

No topo da lista dos serviços mais demandados nos dois canais on-line da PBH estão:

1. Tapa-Buraco
2. Identificação do Condutor Infrator - FICI
3. Ouvidoria
4. Fornecedor - Atualização de Documentos no Cadastro
5. Interposição de Recurso na Junta Administrativa de Recursos de Infrações - JARI

Tanto pelo Portal de Serviços quanto pelo app, o usuário pode monitorar todo o andamento do pedido, a partir do número do protocolo. Finalizada a demanda, o cidadão ainda pode avaliar, em uma escala de 1 a 10, se os serviços foram bem prestados pela administração municipal. 

Para auxiliar o cidadão que não tem internet, a Prefeitura disponibiliza mais 3,7 mil pontos de Wi-fi em toda a cidade, incluindo espaços e equipamentos públicos, como escolas e estações do Move. Além disso, o programa de internet gratuita está presente em 208 das 218 vilas e favelas da capital. Em breve a cobertura será de 100% nessas comunidades. BH Resolve somente para demandas específicas, mediante agendamento on-line.

Para evitar filas e deslocamentos, a Prefeitura de Belo Horizonte orienta os usuários a utilizarem os canais eletrônicos (PBH APP, Portal de Serviço). Contudo, também oferta o atendimento pelo telefone 156, com prioridade para informações e serviços relativos a Saúde, Fiscalização, Ouvidoria e Ocorrências de Trânsito. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h. Finais de semana e feriados: 7h às 20h. 

Há também a possibilidade de atendimento presencial na Central BH Resolve, mediante agendamento prévio para demandas específicas ou para aquelas que não são possíveis permita acesso remoto. Na unidade física são disponibilizados 125 serviços ao cidadão. 

Entre os serviços que necessitam agendamento estão: Alistamento Militar; Revisão e Requerimentos IPTU; Abertura MEI; Serviços Sebrae; Mapa de Oportunidade para o Empreendedor; Atendimento Procon; Serviços da Política Urbana; Sine; Serviços da PGM; Urbel; BHTrans (Serviço-defesa por uso irregular do Cartão BHbus); Ouvidoria.

Excepcionalmente, alguns serviços são ofertados sem a necessidade de agendamento, com destaque para Emissão cartão BHbus (Master Idoso, Estudante e Inclusão); Informações Gerais sobre serviços da PBH e Atendimento ao Migrante. 

Um manual prático com o passo a passo para facilitar a navegação no Portal de Serviços também está disponível. Os usuários que comparecem ao local contam com uma equipe específica para orientações. 

Para saber informações detalhadas de cada serviço da Prefeitura e quais canais de atendimento utilizar, acesse o Portal de Serviços.