Pular para o conteúdo principal

PBH disponibiliza dose anual de vacina contra covid-19 para grupos prioritários
Amira Hissa/PBH

PBH disponibiliza dose anual de vacina contra covid-19 para grupos prioritários

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte começou a disponibilizar uma dose anual da vacina bivalente contra a covid-19 para públicos prioritários. A orientação, assim como a definição dos grupos, é do Ministério da Saúde. Com isso, devem se vacinar as seguintes pessoas que tenham pelo menos seis meses desde a última dose:

- Idosos;
- Pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e os trabalhadores desses locais;
- Imunocomprometidos;
- Indígenas;
- Ribeirinhos;
- Quilombolas;
- Gestantes e puérperas;
- Trabalhadores da saúde;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Pessoas com comorbidades;
- Pessoas privadas de liberdade, menores de 18 anos;
- Funcionários do sistema de privação de liberdade;
- Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas;
- Pessoas em situação de rua.

As doses estão disponíveis nos 152 centros de saúde da capital e em um ponto extra. Cabe reforçar que outros locais podem ser abertos, de acordo com a necessidade, para a aplicação das doses. Todos os endereços podem ser verificados no portal da Prefeitura.

Haverá ainda a atuação de equipes volantes da Secretaria Municipal de Saúde para a vacinação de pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e trabalhadores desses locais, população privada de liberdade ou em situação de rua.

Documentação para vacinação

Para se vacinar, é preciso apresentar o cartão de vacinação, um documento de identificação com foto e CPF. Além disso, para a aplicação da dose em dois dos públicos será necessária a comprovação da condição de saúde. É recomendável que as pessoas imunocomprometidas apresentem medicamentos em uso, resultados de exames, receitas médicas ou relatórios/ declarações médicas.

Já as puérperas, que são as mulheres no período até 45 dias após o parto, devem apresentar certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto.

Doses em dia

Caso uma pessoa que ainda não tenha sido vacinada ou que tenha recebido apenas uma dose da vacina contra a covid-19 e opte por se vacinar, ela poderá iniciar ou completar o esquema primário de vacinação, que consiste em duas doses, com intervalo mínimo de 4 semanas entre as aplicações.