Pular para o conteúdo principal

PBH conclui primeira etapa do Vila Mais Conectada, em 101 vilas e favelas

criado em - atualizado em

Cerca de 43 mil moradores de 101 vilas, favelas e conjuntos habitacionais da capital já contam com acesso de qualidade e gratuito à internet, graças ao Programa Vila Mais Conectada – lançado pela Prefeitura de Belo Horizonte no final do ano passado e que teve a primeira etapa concluída recentemente. A expectativa é que mais 117 localidades sejam atendidas pelo programa, fazendo com que todas as 218 vilas e favelas de Belo Horizonte sejam contempladas, beneficiando 375 mil pessoas.

O prefeito Fuad Noman comemorou os primeiros resultados e disse que a iniciativa traz importante contribuição para melhorar as perspectivas de futuro da população mais carente.  “Esse é um projeto que vem desde o ano passado, que nós buscamos integrar a comunidade de vilas e favelas ao mundo digital, ao mundo que nós estamos hoje vivendo, para melhorar o emprego, para melhorar o conhecimento, para permitir a obtenção de trabalho”, afirmou.

O bom resultado, segundo Fuad Noman, é fruto de parcerias propostas pela Prefeitura de Belo Horizonte. “As capacitações são os cursos que nós estamos oferecendo, alguns presenciais, outros pela internet. Esses cursos são feitos, cursos de TI, diretamente pela Prodabel, e os outros cursos nós estamos negociando com o Sebrae, ou outras instituições que queiram participar, e o nosso objetivo é esse, é levar conhecimento, levar produção de trabalho, levar a melhoria de vida”.

Nesta primeira etapa do programa, foram instalados 418 aparelhos distribuidores do sinal de internet gratuita, chamados de Access point (AP) e cerca de 43 mil usuários já estão cadastrados, utilizando a internet da PBH. “Soma-se a isso o fato de já termos capacitado, em apenas cinco meses, entre janeiro e maio deste ano, 1.889 alunos em cursos de Tecnologia da Informação. Tudo isso significa mais profissionais para um mercado em plena expansão, na área da TI”, diz o presidente da Prodabel, Leandro Garcia.

Durante evento realizado nesta quinta-feira (23) na Prefeitura, alunos dos cursos de tecnologia promovidos pela Prodabel receberam certificados, representando as mais de 1,8 mil pessoas capacitadas entre janeiro e maio deste ano. “O mercado de trabalho, através das empresas,  apresenta sua demanda e nós formamos mão-de-obra qualificada para o preenchimento de vagas”, explica Leandro Garcia. Atualmente, a Prodabel está capacitando, presencialmente, 494 alunos atendendo demandas de empresas parceiras.

A Prodabel oferece 10 cursos em EAD: Introdução às novas tecnologias, Ferramentas para home office, Planilhas eletrônicas, Criação de sites, Programação Web 1 - HTML e CSS, Programação Web 2 - Introdução à lógica de programação e Javascript, Programação Web 3 - Banco de dados MySQL, Programação Web 4 – PHP, Empreendedorismo digital, Educação ambiental e resíduos eletroeletrônicos. São ainda quatro cursos presenciais: Informática para o mercado de trabalho, Informática para idosos, Montagem e manutenção de computadores, Programação Web Front End.