Pular para o conteúdo principal

PBH apresenta Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora em evento
Divulgação/PBH

PBH apresenta Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora em evento

criado em - atualizado em

O conhecimento e as vivências consolidados durante quase 15 anos do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora da Prefeitura de Belo Horizonte foram apresentados entre os dias 20 e 23 de março, no IV Simpósio Internacional de Acolhimento Familiar, promovido pelo Observatório da Infância e Adolescência (OiA), do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Unicamp (NEPP) e Instituto Geração Amanhã. O evento aconteceu na cidade de Campinas (SP) e reuniu especialistas do Brasil, Inglaterra, Espanha, França, Portugal, Argentina e Estados Unidos para a troca de informações sobre o tema.

 

O Simpósio trouxe um formato inovador e totalmente participativo, com a apresentação de trabalhos acadêmicos, minicursos e painéis de debates sobre o assunto. A experiência de Belo Horizonte foi apresentada pela equipe de gestão da Subsecretaria de Assistência Social, através da coordenadora do acolhimento familiar da Diretoria de Proteção Social Especial do SUAS-BH, Valéria Silva Cardoso.

 

A participação de Belo Horizonte ocorreu em quatro momentos do evento. Apresentação de dois trabalhos selecionados pela Comissão Científica na área temática de serviços de acolhimento em família acolhedora e família de origem e/ou família extensa, expondo a experiência do processo de transferência de crianças e adolescentes do acolhimento institucional para o familiar e o impacto da judicialização do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora: desproteção e silenciamento de famílias e crianças. Exposição da experiência municipal no acolhimento de adolescentes e o processo de transição e a experiência nos grupos operativos junto às famílias acolhedoras, executados pela equipe do provimento do serviço, no âmbito do Sistema Único de Assistência Social de Belo Horizonte (SUAS/BH).

 

Para Valéria Cardoso, a participação de Belo Horizonte é uma oportunidade de fortalecer e compartilhar as ações implementadas no município e conscientizar profissionais sobre a atuação da família acolhedora. “Além de poder compartilhar iniciativas e ações que garantem o direito de crianças e adolescentes, afastadas de suas famílias por medida de proteção, à convivência familiar e comunitária, a participação neste Simpósio proporciona também, uma oportunidade de aprender com experiências de outras cidades e países”.

 

Implantado em Belo Horizonte em 2009, o serviço é responsável por selecionar, capacitar, habilitar e cadastrar famílias interessadas em participar do acolhimento e realizar o acompanhamento das crianças e adolescentes acolhidos. Atualmente, há 62 famílias habilitadas e 31 acolhendo um total de 47 crianças e adolescentes. Desse total, 9 famílias acolhem irmãos, sendo acompanhadas pela equipe técnica da Subsecretaria de Assistência Social.

 

A Prefeitura, em parceria com a Providens - Ação Social Arquidiocesana, é a responsável pela gestão e execução do serviço, que viabiliza os acolhimentos nas casas das famílias  habilitadas garantindo uma convivência  familiar e comunitária até que a criança ou o adolescente possa retornar à sua família de origem ou casa de avós, tios ou outros parentes ou ainda seja encaminhado à adoção. 

 

QUERO SABER MAIS