Pular para o conteúdo principal

PBH amplia serviço de teleconsultas com agendamento às quartas e quintas-feiras
Divulgação/PBH

PBH amplia serviço de teleconsultas com agendamento às quartas e quintas-feiras

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte amplia, a partir desta quarta-feira (26), a oferta do serviço de teleconsultas para atendimento das pessoas de todas as faixas etárias, com sintomas de doenças respiratórias, dengue, chikungunya ou zika. Antes disponibilizadas de sábado a terça-feira, agora o serviço também pode ser agendado às quartas e quintas-feiras. A teleconsulta deve ser agendada a partir das 7h do dia em que o morador deseja o atendimento.

 

O serviço de teleconsultas, que foi retomado pela PBH no dia 15 de abril, é uma oferta complementar à rede de saúde do município e faz parte do plano de enfrentamento da PBH às doenças respiratórias e arboviroses. Desde o início da oferta do serviço, as teleconsultas já atenderam a aproximadamente 200 pessoas.

 

Todos os moradores de Belo Horizonte cadastrados em Centros de Saúde na capital terão acesso à modalidade assistencial por meio de uma plataforma compartilhada com a Unimed-BH, com atendimento de médicos da Rede SUS-BH.

 

Como agendar

 

A consulta deve ser realizada por pessoas que apresentem sintomas como tosse, dor de garganta, congestão nasal e coriza, com ou sem febre, dores musculares e nas articulações, manchas vermelhas na pele, cefaleia, dor atrás dos olhos, náuseas e/ou vômitos.

 

A iniciativa tem o objetivo de atender e orientar a população, sendo uma importante oferta assistencial complementar à rede de saúde do município, voltada principalmente para os casos leves de síndrome gripal e suspeitos de dengue, zika e chikungunya.

 

Somente moradores de Belo Horizonte e cadastrados em Centros de Saúde na capital têm acesso ao teleatendimento. Caso o cidadão não seja cadastrado, ele deverá procurar o Centro de Saúde de referência para realizar o cadastro. Os endereços estão disponíveis no Portal da Prefeitura. O serviço é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com a Unimed-BH.

 

O cidadão acessa o serviço por meio da página da teleconsulta. Após confirmar o cadastro na plataforma, o paciente entra em uma tela para a escolha de data e horário da teleconsulta, dentro da disponibilidade da rede SUS-BH. Próximo ao horário agendado, o usuário entrará novamente no sistema com seus dados cadastrais (CPF e data de nascimento) e terá acesso à consulta por vídeo.

 

As teleconsultas que sejam agendadas para crianças deverão sempre ser realizadas através do cadastro da própria criança no sistema e não com o cadastro dos pais/responsáveis, que devem estar junto à criança/adolescente durante todo o teleatendimento.

 

De acordo com o diagnóstico, o paciente receberá as devidas orientações, bem como prescrição e outros documentos médicos que se fizerem necessários, que serão enviados para o e-mail cadastrado dentro de um prazo de até 24 horas úteis. Com a impressão da receita e/ou exame, o paciente ou responsável poderá buscar o medicamento ou agendar o exame no Centro de Saúde de sua área de abrangência.