Pular para o conteúdo principal

PBH amplia horário de funcionamento de quatro centros de saúde durante a semana
Foto: Amira Hissa/PBH

PBH amplia horário de funcionamento de quatro centros de saúde durante a semana

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte ampliou o horário de atendimento de quatro centros de saúde da capital. A partir desta segunda-feira (4), as unidades Nossa Senhora Aparecida e Santa Lúcia (Centro-Sul), Efigênia Murta de Figueiredo (Nordeste) e Rio Branco (Venda Nova) passam a atender os usuários das 7h às 22h. Essa é mais uma estratégia do Plano de Enfrentamento às Arboviroses para garantir a assistência às pessoas com sintomas de dengue, chikungunya e zika.

 

O objetivo da ampliação do horário de funcionamento é garantir a assistência médica à população e assegurar que esses locais que funcionarão até mais tarde atuem como retaguarda para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que têm apresentado alta na demanda.

 

Os atendimentos de rotina estão mantidos durante todo o tempo em que as unidades estiverem abertas, mas também podem procurar esses centros de saúde as pessoas que apresentarem febre, dores musculares e nas articulações, manchas vermelhas na pele, dor de cabeça ou atrás dos olhos, náuseas ou vômitos.

 

"Considerando a atual pressão assistencial em nossa rede, verificamos a necessidade de ampliar não só a quantidade de locais, mas também o horário de atendimento das unidades. Inicialmente, serão quatro centros de saúde funcionando até às 22 horas, de segunda a sexta-feira. As equipes seguem monitorando o cenário epidemiológico e assistencial da cidade e, se necessário, vamos adotar novas medidas", explica o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias.

 

Atendimento em outras unidades

 

Já está em funcionamento o hospital de campanha implantado pela Prefeitura na regional Norte da capital. O local funciona diariamente, 24 horas por dia, para o atendimento de pessoas com sintomas de dengue e pacientes que precisam ficar internados e recebendo hidratação venosa. São 40 leitos para garantir a assistência à população.

 

Os Centros de Atendimento às Arboviroses (CAAs) também seguem em funcionamento, abrindo diariamente. As unidades Barreiro e Venda Nova estão com o horário de funcionamento ampliado, prestando assistência 24 horas por dia. Já o CAA Centro-Sul fica aberto das 7h às 22h. Essas unidades ofertam cuidado de forma espontânea.

 

As Unidades de Reposição Volêmica (URVs) funcionam durante 24 horas. Esses equipamentos ficam nas regionais Barreiro, Centro-Sul e Venda Nova e recebem exclusivamente os usuários encaminhados de centros de saúde, CAAs e UPAs.

 

Além disso, estão abertas outras duas URVs na cidade, uma no Hospital Júlia Kubitschek, no Barreiro, e outra no Hospital Infantil João Paulo II, na Centro-Sul, e que atende crianças. As duas implementações foram feitas em parceria com a Fhemig e atendem 24 horas por dia.

 

Os endereços de todos os locais podem ser verificados no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.