Pular para o conteúdo principal

PBH amplia atendimento para casos de dengue no Barreiro e Venda Nova
Foto: Amira Hissa/PBH

PBH amplia atendimento para casos de dengue no Barreiro e em Venda Nova

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte segue adotando estratégias para ampliar e garantir o atendimento de pessoas que apresentam sintomas de dengue e outras arboviroses, como zika e chikungunya. Neste sábado (24) serão abertos mais 20 leitos na Unidade de Reposição Volêmica (URV) Venda Nova que, a partir de agora, contará com 43 vagas para acolher os pacientes encaminhados ao equipamento e que precisam de hidratação venosa e cuidado contínuo.

 

Na regional Barreiro, o Centro de Atendimento às Arboviroses (CAA) terá o horário de funcionamento ampliado a partir desta segunda-feira (26) e prestará assistência aos usuários 24 horas, todos os dias da semana. Já na quarta-feira (28) será implementada a Unidade de Reposição Volêmica (URV) Barreiro, que funcionará na Praça Modestino de Sales Barbosa, 100 - Flávio Marques Lisboa. Esse novo serviço também ficará disponível 24 horas por dia. A estrutura contará, inicialmente, com 15 leitos.

 

Somente na URV Venda Nova, desde o início do funcionamento em 5 de fevereiro, já foram acolhidas 158 pessoas encaminhadas de centros de saúde, CAAs e UPAs. Já o CAA Barreiro, que foi aberto dia 7 de fevereiro, já atendeu 1.541 usuários. Durante parte da programação de ações do Dia D de prevenção à dengue, realizadas nesta manhã, o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias, reforçou a importância de ampliar a capacidade de atendimento desses locais.

 

“Nós estamos acompanhando todos os números da cidade, seja de diagnósticos positivos para as doenças ou a necessidade de incrementar nossos serviços. Esse monitoramento contínuo é exatamente para levar uma assistência ágil e assertiva à população. Sabemos da pressão que as unidades da rede SUS-BH estão enfrentando e seguimos trabalhando incansavelmente para garantir o cuidado das pessoas”, enfatizou.

 

A orientação é que as pessoas com sintomas de dengue, chikungunya ou zika procurem assistência, inicialmente, nos centros de saúde ou CAAs. Esses locais estão preparados e com equipes capacitadas para garantir o cuidado necessário aos pacientes. Se necessário, as pessoas serão encaminhadas para outros equipamentos de saúde.

 

O endereço de todas as unidades pode ser verificado no portal da Prefeitura.