Pular para o conteúdo principal

PBH abre inscrições para o edital Corpo-Território 2025
Divulgação/PBH

PBH abre inscrições para o edital Corpo-Território 2025

criado em - atualizado em

Estão abertas até o dia 11 de julho as inscrições para o Edital de Dança Corpo-Território 2025, que visa selecionar cinco propostas de pesquisa em dança, para serem realizadas ao longo do ano no Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte – CRDançaBH. Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, o edital tem o objetivo de fomentar e estimular a pesquisa na área da dança.

Podem ser inscritas propostas de artistas individuais ou de grupos. Cada proposta selecionada receberá R$ 20 mil para a execução da pesquisa e apresentação final, totalizando o investimento de R$ 100 mil pela PBH.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas de forma presencial, com a entrega de um envelope lacrado contendo a proposta de pesquisa e demais documentos exigidos pelo edital, na sede da FMC (Avenida Augusto de Lima, 30 - 4º Andar - Diretoria de Promoção das Artes), de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h, exceto em feriados e pontos facultativos. O edital completo está disponível no Portal de Licitações da PBH (pesquisar na modalidade “Concurso”).

A seleção das propostas será realizada por uma Comissão Especial de Avaliação, composta por quatro membros da administração pública municipal, sendo dois membros da Fundação Municipal de Cultura e dois membros do Comitê Gestor do CRDançaBH. Entre os critérios para a seleção dos projetos estão a inovação, criatividade, alinhamento com os objetivos do CRDançaBH, a diversidade cultural, democratização e acessibilidade, o planejamento e o plano de execução. Também será feita uma análise do currículo dos proponentes e da equipe.

Após a seleção das propostas, os proponentes escolhidos participarão de um ciclo de encontros presenciais promovido pela Fundação Municipal de Cultura. Cada selecionado deverá cumprir 24 horas/aula de pesquisa no CRDançaBH, que deverão ser distribuídas ao longo de, no mínimo, dois meses.

Os resultados dos processos de pesquisa selecionados deverão ser compartilhados com o público, com uma apresentação em formato escolhido pelo próprio proponente, que irá integrar a programação da Fundação Municipal de Cultura, durante o segundo semestre de 2025. Entre os formatos possíveis para esta apresentação, serão aceitos experimentos artísticos como performances, instalações e intervenções; propostas no formato audiovisual, com vídeo documentário do processo ou videodança; ou ainda ações formativas, tais como propostas de apresentação de comunicação oral, oficinas e seminários. A equipe artística principal da proposta deverá ser composta majoritariamente por artistas da Dança.

Edital

Lançado em 2023, o Edital de Dança Corpo-Território surgiu como uma importante iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte para fomentar a pesquisa em dança contemporânea e fortalecer o papel do Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte – CRDançaBH como espaço de investigação e criação artística. Desde sua primeira edição, o edital demonstrou forte adesão da comunidade artística, com 33 propostas inscritas em 2023 e 29 em 2024, refletindo a demanda crescente por políticas públicas voltadas à pesquisa em dança. Em ambas as edições, cinco projetos foram selecionados e os resultados apresentados na programação da Fundação Municipal de Cultura, sendo que três das pesquisas premiadas tiveram desdobramentos e continuidade no Terça da Dança.

O Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte - CRDançaBH é um espaço de apoio, acolhimento e convívio da comunidade da dança na capital mineira. Tem como objetivo promover as diversas danças na atualidade, dialogar com a cidade e criar pontes entre artistas, instituições e equipamentos culturais, de forma transversal e democrática. Localizado no Teatro Marília, o CRDançaBH busca estabelecer estratégias e planos de ação para o desenvolvimento da cadeia produtiva do setor da dança, ampliando as discussões sobre políticas culturais, formação de público e fomento, além de acolher e apoiar as diversas danças da cidade.