Pular para o conteúdo principal

Parques de BH celebram Dia Mundial da Água e Dia Mundial da Vida Selvagem
Foto: Livia Ansaloni/PBH

Parques de BH celebram Dia Mundial da Água e Dia Mundial da Vida Selvagem

criado em - atualizado em

Os recursos naturais e os serviços ecossistêmicos prestados pelos parques municipais de BH serão apresentados ao público de forma lúdica e divertida em duas atividades de lazer promovidas pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica. As iniciativas celebram duas datas ambientais de grande importância: o Dia Mundial da Vida Selvagem, celebrado em 3 de março, e o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março.  Confira a programação completa em on-line.

 

Neste sábado (16), o Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro, recebe a exposição “A biodiversidade dos parques municipais de BH”, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h, ao lado do prédio da administração do Parque. A atividade vai mostrar que os 75 parques municipais da cidade abrigam e protegem um grande número de espécies de plantas e animais nativos dos biomas Cerrado Mata Atlântica, estando alguns deles ameaçados de extinção. Toda essa riqueza natural tem um papel essencial na vida humana e, por isso, é importante proteger esse patrimônio biológico. A exposição vai demonstrar como a água, as plantas e os animais ajudam a garantir a vida humana.

 

Ainda com foco no meio ambiente, o parque Roberto Burle Marx, no Barreiro, e também conhecido como Parque das Águas, recebe no dia 17, das 9h às 12h, mais uma edição do Projeto Ambientar, com diversas atividades que também reforçam a importância dos parques e dos recursos naturais existentes neles para o nosso lazer, nossa saúde e para a produção do conhecimento científico. As atividades do projeto vão mostrar o trabalho de combate ao fogo realizado nas áreas verdes; a atuação de instituições públicas municipais na proteção da fauna e da flora; e a importância da preservação da biodiversidade e dos parques para a qualidade de vida em toda a cidade. O “Ambientar” é realizado coletivamente pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), Guarda Civil Municipal de BH (GCMBH), ONG Brigada 1 e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

Dentre as atividades previstas no Ambientar, estão a Oficina do Fogo, em que os visitantes vão conhecer o trabalho de prevenção e combate a incêndios florestais realizado em BH e poderão testar, na prática, técnicas para apagar um foco de incêndio. Já o Circuito de Jogos Ambientais é composto de um conjunto de brincadeiras, como jogo da memória e jogo de tabuleiro, que mostram a dinâmica dos animais e da fauna no ambiente natural: do que se alimentam, o que acontece a eles e ao meio ambiente quando comem alimentos deixados pelos humanos nos parques, quais as consequências de abandonarmos nessas áreas verdes um animal que não costuma viver ali, entre outros.

 

Na programação também haverá exposições de insetos e outros aracnídeos, de peixes de pequeno e médio porte, de microorganismos que vivem nos ambientes aquáticos, de animais taxidermizados; oficina de desenho para colorir; mostra de viaturas e equipamentos tecnológicos utilizados para conter animais e para preservar o meio ambiente; apresentação em vídeo de ações para preservação do patrimônio natural dos parques, entre outras.