Pular para o conteúdo principal

Unidades de educação infantil recebem plantios de mudas da Escola Verde
Divulgação/PBH

Unidades de educação infantil recebem plantios de mudas da Escola Verde

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) realiza neste sábado (8) e na próxima quarta-feira (12) mais duas ações do Projeto Escola Verde. Serão plantadas 20 mudas de árvores nativas na Emei Maldonado, localizada no Bairro Diamante, na região do Barreiro, e 12 na Emei Ipiranga, no bairro de mesmo nome, na região Nordeste.  

As ações são complementares ao plantio de 130 mudas na Escola Municipal Rui da Costa Val, no Bairro Jardim Felicidade, na região Norte. Parceria da SMMA com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), o Projeto Escola Verde oferece várias ações de educação ambiental, como o plantio de pequenas florestas nas escolas municipais, instalações dos meliponários do PolinizaBH e oficinas de educação ambiental. 

“A educação ambiental do Projeto Escola Verde tem papel fundamental na formação de cidadãos conscientes sobre a arborização e a preservação do meio ambiente. Estas crianças vão crescer sabendo da importância de cultivar, além do papel das abelhas na manutenção das nossas plantas, graças às oficinas do nosso projeto”, destaca o secretário de Meio Ambiente, João Paulo Menna Barreto. 

Ecossistemas verdes

Com o projeto, a Prefeitura trabalha para transformar todas as escolas municipais em ecossistemas verdes. A Escola Verde tem a chancela da Unesco como resposta aos impactos da emergência climática, com as instituições de ensino passando a ter o papel de inspirar e impactar positivamente o microclima da comunidade onde estão inseridas. 

Os eventos do Escola Verde promovem a interação entre educadores, alunos e famílias para o plantio de espécies nativas em diferentes regiões da capital.