Pular para o conteúdo principal

PBH conclui mais uma etapa de revitalização do Parque Ecológico do Brejinho
Foto: Lívia Ansaloni

PBH conclui mais uma etapa de revitalização do Parque Ecológico do Brejinho

criado em - atualizado em

O Parque Ecológico do Brejinho, localizado no Bairro São Francisco, região da Pampulha, passou por mais uma etapa de melhorias na infraestrutura. Foi feita a pintura das edificações, novos brinquedos foram instalados e os antigos reformados, o espaço ganhou 12 jogos de mesas com bancos de concreto e tampo para jogo de tabuleiro, além de pergolado. Nascentes foram revitalizadas, mais de 1,5 mil árvores e palmeiras nativas foram plantadas, novos canteiros e jardins foram implantados e os existentes passaram por revitalização.

Dentre as benfeitorias também estão a troca de parte do cercamento na entrada da Rua Alcobaça, a ampliação de 100 metros na pista de caminhada e a adaptação do banheiro, que agora oferece estrutura com acessibilidade para cadeirantes e pessoas com baixa mobilidade.

Para as ações de jardinagem, que incluem ainda o plantio de 1,1 mil metros quadrados de grama, foram utilizadas 3.580 mudas de plantas ornamentais. Assim como as mudas de árvores e os demais insumos usados nos plantios (ferramentas, terra, substrato e adubo), tudo é oriundo do Jardim botânico da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, gestora do parque.

No manejo da vegetação foram suprimidas dezenas de leucenas, espécie de árvore exótica invasora que compete agressivamente com a vegetação nativa, prejudicando a biodiversidade e os ecossistemas. O sistema de irrigação também foi aprimorado, com o intuito de manter vigorosos a vegetação e o paisagismo do parque.

Bebedouro

No novo parquinho também foi construído um bebedouro e mais lixeiras foram instaladas. Durante os trabalhos foram retirados mais de 55 caminhões de entulhos que prejudicavam a área verde.

Outra novidade do parque é a implantação de câmeras do sistema de vigilância Olho Vivo. “Como o parque não é apenas um espaço de convívio, mas também serve de passagem entre os bairros da região, essa era uma demanda antiga da comunidade. As câmeras vão contribuir para a segurança das pessoas e do patrimônio público, ajudando a conservar o parque em boas condições”, ressalta Conceição Baeta, gerente da área verde.

Na entrada da Rua Estoril - muito utilizada para serviços - foi instalado um portão de três metros de largura que permitirá o acesso com caminhões para coletas de resíduos e manutenções. Esta área também receberá jardins com plantas ornamentais e árvores, uma placa de identificação, iluminação e pontos de irrigação.

As melhorias começaram a ser feitas em junho deste ano. “Estamos muito felizes em poder entregar um novo espaço de convivência para as famílias que usufruem do local como um espaço de lazer e de prática de atividades físicas. As melhorias também serão apreciadas por quem usa o parque como área de passagem, pois jardins são feitos também para agradar aos olhos dos humanos, tendo um efeito terapêutico como paisagens prazerosas de se desfrutar”, completa Conceição Baeta.

Espaço de lazer e prática esportiva

O Parque Ecológico do Brejinho foi criado em 2007, mas inaugurado oficialmente em 2021, após as obras de implantação de estruturas, vias, manejo arbóreo e limpeza da área. Conquistado por meio da mobilização da comunidade, a implantação teve como objetivos preservar a nascente que alimenta o Córrego São Francisco, uma das três existentes no local, atender a demanda popular por um espaço de lazer e prática de esportes e que servisse para a travessia e integração entre os moradores dos bairros da região.

Também une a área de recarga hídrica onde fica a nascente ao espaço onde foi construída a bacia de detenção de águas pluviais para minimizar a ocorrência de alagamentos e enchentes durante o período chuvoso.

Com uma área de 57 mil metros quadrados (equivalente a cinco campos de futebol), oferece aos visitantes ciclovia e pista de caminhada, equipamentos de ginástica ao ar livre, áreas de recreação e lazer com playground, mesas e cadeiras, passarelas para travessia, guarita com banheiro acessível e iluminação em LED em toda a área de passagem e convívio. O Parque ainda tem várias passagens que ficam abertas 24h, permitindo à comunidade transitar em toda a sua extensão.

Serviço

Horário de funcionamento: acesso permanente (área dos banheiros e bebedouro fica aberta diariamente, das 7h às 18h)
Localização: Rua Alcobaça, 43 - Bairro São Francisco
Informações: (31) 98338-6170 (com WhatsApp)
Entrada gratuita