9 November 2023 -
O Parque Alfredo Sabetta, no Bairro Teixeira Dias, Região do Barreiro, recebe neste sábado (11) um grande plantio aberto à participação da comunidade, a partir das 8h. Serão 235 mudas, todas oriundas do Jardim Botânico da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), selecionadas por técnicos da instituição, de acordo com as características e necessidades específicas do local.
Durante a semana, a equipe técnica da FPMZB esteve no local para verificar a área e realizar a roçada prévia, deixando o espaço limpo para a abertura dos berços que receberão as mudas. Dentre as espécies selecionadas para a área estão araçá roxo, araçá manteiga, pitanga, ipê verde, faveiro, pajeú, tamboril, pau cinza, angico e paineira. Após o plantio são realizados mutirões periódicos para a manutenção e o acompanhamento do desenvolvimento das mudas.
Os interessados em participar vão receber no dia uma cartilha, elaborada pela FPMZB, intitulada "Por que plantar árvores?", com informações teóricas de como realizar o plantio, além do benefício da ação e a importância das árvores na qualidade de vida das pessoas e da cidade. A orientação prática, com a demonstração das técnicas para plantar, fica a cargo do grupo voluntário Bora Plantar, parceiro da PBH. Eles também darão orientações sobre os cuidados necessários para o desenvolvimento da árvore e as características das espécies escolhidas. Devido ao tempo seco e calor mais intenso, recomenda-se o uso de roupas confortáveis, chapéu ou boné para proteção do sol e também levar uma garrafa com água para garantir a hidratação.
Esse plantio é mais uma ação realizada nos parques municipais como resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica e o coletivo Bora Plantar. A proposta é contribuir para o reflorestamento de importantes áreas verdes da cidade, com espécies nativas e diversificadas que contribuam para os ecossistemas locais e o da cidade. No mês de outubro, foram plantadas mais de 500 novas mudas nos parques Vitória e Trevo. Os plantios realizados no período chuvoso, de outubro a março, são mais eficientes e com maior taxa de sucesso no desenvolvimento das plantas devido ao melhor aproveitamento da água da chuva para irrigação. Por isso, novas ações estão previstas em outros parques da cidade.