1 July 2024 -
O Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro, recebeu a obra “O Anel”, uma estrutura construída em formato circular, com vergalhões de aço ArcelorMittal, instalada ao lado do Monumento dos Fundadores, próximo à Alameda Ezequiel Dias e à Avenida Carandaí. A instalação é fruto de um termo de cooperação firmado, por meio do Programa Adoro BH, entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a ArcelorMittal Brasil, via Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, tendo como interveniente a Fundação Municipal de Cultura.
“Belo Horizonte é uma cidade vocacionada para a cultura. Agradecemos à ArcelorMittal por esse presente à cidade de Belo Horizonte, uma obra de arte urbana trará mais arte para um dos nossos parques mais visitados, no coração da capital mineira. A obra do artista e arquiteto Antonio Grillo é uma demonstração do aço na arte, integrado à natureza e ao espaço urbano. É uma experiência visual e cultural única, que estimula o diálogo e a reflexão, reforçando a vocação do Parque Municipal de ser um local de encontro e expressão artística”, aponta Eliane Parreiras, secretária municipal de Cultura e presidente interina da Fundação Municipal de Cultura.
Para o presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, Gelson Leite, ter a instalação no Municipal, ao alcance da população, é motivo de orgulho. "O Municipal é nossa maior referência quando falamos em parque urbano, com a circulação de muita gente. Possibilitar que essa população, que transita e visita o parque todos os dias tenha contato com uma obra de arte desse porte, é uma alegria e uma satisfação para nós, que trabalhamos na Fundação", afirma Gelson.
“Este é um presente da ArcelorMittal para a cidade de Belo Horizonte, pelos 80 anos de presença da sede administrativa na capital mineira e 103 anos de trajetória em Minas Gerais. Somos vizinhos do parque, que é um dos principais símbolos da capital mineira. Essa obra de arte reforça o nosso compromisso com a arte, cultura e com a cidade de Belo Horizonte.”, afirma Marina Soares, diretora Jurídica, de Relações Institucionais e Sustentabilidade da ArcelorMittal Brasil.
“O Anel” é uma obra concebida pelo arquiteto Antonio Grillo, idealizador, também, do “Ninho de Guaxo”, que está no Palácio das Mangabeiras. “A decisão de reconstruir uma nova obra no Parque Municipal foi muito bem-vinda, pois permite que a cidade possa contar com ambas instalações", destaca Antonio Grillo.
O Anel levou 30 dias para ser construído. A obra foi estruturada com vergalhões de aço CA50. Internamente, a instalação conta com um anel de telas metálicas e de tecido com 10 metros de diâmetro e 2 metros de altura, suspenso a 1,3 metros do solo. O revestimento de telas se destaca na paisagem, e pode ser usado como suporte para projeções em 360 graus. O Anel contará também com iluminação especial para ser apreciada pelos visitantes.
"O Anel foi concebido para funcionar como um pequeno pavilhão-auditório no Parque Municipal, como foi o Ninho de Guaxo para a CasaCor. Em ambos os casos, a intenção fundamental foi criar uma instalação que ressignificasse o material utilizado, gerando um objeto esteticamente marcante”, explica Antonio Grillo, autor do projeto.
Sobre o Programa Adoro BH
O programa Adoro BH tem como finalidade estimular e promover a cooperação entre o Poder Executivo Municipal e a Sociedade Civil para a implantação, manutenção e reforma dos espaços públicos da cidade, como também a realização de melhoria urbana, paisagística e ambiental.
Dentre os objetivos do Adoro BH, estão a preservação e valorização dos patrimônios públicos, incentivo à realização e também utilização, dos espaços adotados, com ações de lazer, cultura, entretenimento e eventos; ampliar a provisão de serviços ecossistêmicos dos espaços adotados, e ainda contribuir para o embelezamento da cidade e da paisagem. As formas de adoção compreendem manutenção, implantação, reforma, melhoria urbana, paisagística e ambiental.
Em relação ao O Anel, a ArcelorMittal celebrou o Termo de Cooperação, para a implantação e manutenção do espaço.