Pular para o conteúdo principal

Parque Ecológico do Brejinho, na região da Pampulha, recebe novos plantios
Suziane Brugnara/PBH

Parque Ecológico do Brejinho, na região da Pampulha, recebe novos plantios

criado em - atualizado em

O Parque Ecológico do Brejinho, localizado na região da Pampulha, ganhará novas espécies de árvores neste mês. No total, serão plantadas mais 60 mudas, todas oriundas do Jardim Botânico, em uma ação que resulta da parceria da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) e o Colégio Santa Marcelina. Os plantios serão realizados nos dias 7, 14 e 16 de novembro por alunos da escola com o apoio de técnicos da FPMZB, lotados no Jardim Botânico, na Gerência de Educação Ambiental e na gerência do Parque.

A parceria teve início no primeiro semestre deste ano, contemplando 120 alunos do 9º ano (faixa etária de 13 e 14 anos) da escola. Na primeira etapa, os estudantes realizaram visitas guiadas ao setor de produção de mudas do Jardim Botânico e aprenderam sobre questões importantes para o sucesso de um plantio, como o preparo da terra e o processo de cultivo das mudas. Além disso, conheceram as estufas de germinação, os viveiros de mudas, o processo de compostagem e o minhocário.

Na segunda etapa, os técnicos da Fundação Zoobotânica de BH foram até o colégio e promoveram uma palestra que destacou a importância das áreas verdes para a cidade, além de apresentar os métodos, as etapas e os insumos necessários para os plantios de mudas. Foi apresentado, ainda, o histórico do Parque Ecológico do Brejinho - uma área antes degradada e que, apesar dos recursos naturais ali existentes, vinha sendo alvo do descarte irregular de lixo - destacando como foram as mobilizações para que o local se tornasse, enfim, um parque municipal. Também foram apresentados aos estudantes informações sobre a infraestrutura e biodiversidade existentes no local.

A escolha do Parque foi feita de acordo com as necessidades da área verde e também para atender à demanda do colégio que também fica na região da Pampulha, o que facilita o deslocamento dos alunos. No dia 18 de outubro, a equipe da FPMZB esteve no local para uma vistoria técnica a fim de identificar quais espécies serão as mais adequadas para alcance dos objetivos: criar áreas sombreadas nas áreas de uso público, como parquinho e aparelhos de ginástica; evitar a erosão do solo especialmente próximo à área da bacia de contenção de águas de chuva; servir de abrigo e alimento para a fauna; ajudar a preservar a nascente melhorando a permeabilidade do solo etc. Dentre as espécies que serão plantadas, estão quaresmeira-roxa, ingá, ipê-branco, ipê-caraíba, pitanga e ipê-roxo de bola.

Monitoramento das espécies plantadas

A proposta do colégio tem caráter multidisciplinar e visa contemplar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS), sendo o cumprimento do ODS 13 que trata de ações contra a mudança global do clima. Nesse sentido, é possível que haja um desdobramento, em 2024, com a manutenção e o monitoramento das espécies plantadas.

Os plantios realizados em parques por crianças e jovens contribuem para a arborização do local e promoção da conscientização desse público sobre a importância da preservação ambiental na regulação do clima. Além disso, o quanto a recuperação de áreas degradadas e criação de novas áreas verdes contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidades.

O Parque Ecológico do Brejinho

O Parque, localizado na região da Pampulha, possui uma área de 57 mil metros quadrados (equivalente a cinco campos de futebol) e abriga uma das nascentes que compõem o córrego São Francisco. No local, há também uma bacia de detenção de águas de chuva, equipamento que minimiza a ocorrência de alagamentos e enchentes durante o período chuvoso.

Além de preservar a nascente, a criação do parque teve como intuito unir a área de recarga hídrica onde situa-se a nascente ao espaço onde foi construída a bacia de detenção de águas pluviais e, ainda, atender a uma demanda da comunidade por um espaço de lazer e prática de esportes, que pudesse servir de travessia e integração para os moradores dos bairros da região.

Para a efetiva implantação do Parque Ecológico do Brejinho, a Prefeitura precisou atuar em diversas frentes, especialmente na reintegração de posse de áreas ocupadas irregularmente. Em agosto de 2020 tiveram início as obras de requalificação da área, por meio das quais foram retiradas centenas de quilos de entulho e lixo no local, que vinha sendo utilizado como bota-fora, gerando transtornos e desconforto para a comunidade. na sequência, foram plantadas mais de mais de mil árvores de espécies nativas, a fim de aumentar a cobertura vegetal e contribuir para o microclima da região e a preservação da nascente.

Na ocasião, o Parque foi integralmente cercado e foi realizada a reforma completa de sua guarita, onde agora há um porteiro. Foram feitas a pavimentação e sinalização horizontal da ciclovia e da pista de caminhada, conferindo ao Parque um espaço adequado a práticas esportivas. Também foram implantadas duas áreas de recreação e lazer com playground, mesas e cadeiras de concreto, instalação de aparelhos de ginástica ao ar livre, execução de gabião para instalação de passarela, atendendo a uma demanda da população para travessia entre bairros, o que gerou mais segurança e conforto às pessoas, além de iluminação em LED, executada pela concessionária BHIP.