Pular para o conteúdo principal

Parque Ecológico da Pampulha recebe idosos para tarde de diversão e lazer
Livia Ansaloni/PBH

Parque Ecológico da Pampulha recebe idosos para tarde de diversão e lazer

criado em - atualizado em

Música, dança, jogo de bingo e brincadeiras com palhaços marcaram mais um encontro da terceira idade no Parque Ecológico da Pampulha na tarde desta sexta-feira (10). A programação gratuita acontece mensalmente desde junho de 2023 e faz parte de um projeto de acolhimento da comunidade do entorno do Parque, principalmente de pessoas residentes nas casas de longa permanência. 

O evento, que a cada edição traz atividades diferentes, foi desenvolvido pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e a Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC).

Nesta edição, o público presente – cerca de 60 pessoas entre idosos, cuidadores e visitantes em geral – brincou e cantou músicas da MPB com o grupo “Sociedade Palhaços do Riso”, dançou músicas folclóricas com o Grupo de Dança do Centro de Referência da Pessoa Idosa (da SMASAC) e participou de um bingo com piquenique coletivo. Os premiados no jogo levaram para casa um cachecol e vasos de plantas ornamentais, como mini espada de São Jorge, samambaias e diferentes tipos de suculentas. E, como o que importa é competir, os demais participantes também receberam mudas de plantas produzidas no Jardim Botânico da FPMZB como lembrança de mais um encontro.  

Vivian Maia Dias, fisioterapeuta das casas de repouso “Terça da Serra – Unidade Pampulha” e “Residencial Alma”, elogiou a iniciativa e destacou a importância do encontro para a saúde e bem-estar dos idosos. “Na Pampulha temos muitas áreas verdes e até atrativos interessantes, mas com pouca ou nenhuma acessibilidade. O Parque, além de ter fácil acesso para cadeirantes e pessoas com mobilidade comprometida, ainda promove esta programação variada e alegre, que contribui nos aspectos cognitivos e de socialização entre os idosos. Eles adoram e ficam ansiosos para participar”. 

Júlio Guimarães, da “Casa Terça da Serra”, era um dos mais animados na dança, atividade que mais gostou no dia: “a dança alegra o corpo e a alma e nos aproxima uns dos outros. É muito bom poder vir a este evento e estar amparado por pessoas animadas e que cuidam tão bem da gente”. Gilberto Camargo, seu colega, concordou. “Está sendo um dia muito animado e feliz. Adorei o forró e os palhaços. Que Deus abençoe a todos vocês, que organizam este evento para nós”. 

Sobre o Projeto 

“A ideia veio do desejo de aproximar o Parque da comunidade do entorno. Como há várias casas de repouso nos bairros próximos, visitamos e conversamos com os responsáveis e identificamos a oportunidade de oferecer uma atividade mensal específica para os idosos, o que é possibilitado pela estrutura física acessível do Parque. Construímos a parceria com a Diretoria de Políticas para a Pessoa Idosa, que tem o conhecimento e projetos específicos para esse grupo e temos tido um resultado muito bonito. É emocionante ver a alegria, a interação, o encantamento dos participantes com o espaço e as atividades propostas. A cada mês, temos mais entidades e pessoas participando, não só de residentes do entorno do Parque”, explica a gerente de Uso Público e Eventos da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, Gisele Mafra.

A proposta é trazer para o local idosos residentes em Casas de Repouso e demais interessados para uma tarde de integração com a cultura, a arte e o lazer, tendo ao fundo as riquezas naturais do Parque. Os idosos que fazem parte dos grupos socioculturais poderão usufruir do Expresso Ambiental, oferecido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, para ir até o Parque.