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Ouvidoria da Guarda Municipal apresenta o relatório de suas atividades em 2022
Foto: PBH/ Divulgação

Ouvidoria da Guarda Municipal apresenta o relatório de suas atividades em 2022

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A Ouvidoria da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (OGCMBH) promoveu um encontro, no Auditório JK da Prefeitura, para divulgar o seu relatório de atividades referente ao ano de 2022. O balanço foi apresentado ao público pelo ouvidor José Francisco da Silva, na segunda-feira (17), informando o número de demandas recebidas por parte da população, sua classificação por tipo e também a resposta dada a cada uma delas.

 

Participaram do encontro como convidados o subcontrolador da Ouvidoria de Belo Horizonte, Gustavo Costa Nassif; o presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos de Minas Gerais ( CONEDH-MG), Robson Sávio Reis de Souza; o promotor de Justiça da 18ª Promotoria de Defesa dos Direitos Humanos de Belo Horizonte e responsável pelo Controle Externo da Atividade Policial de Belo Horizonte, Ângelo Alexandre Marzano;  e o professor e coordenador do Centro de Estudos e Pesquisa em Segurança Pública (CEPESP) da PUCMinas, Luiz Flávio Sapori.


Durante o decorrer do ano de 2022, a Ouvidoria da Guarda Municipal recebeu 266 demandas, que foram analisadas e subdivididas por categorias, sendo classificadas como reclamação, solicitação, notificação, elogio, informação ou sugestão. 


Mapeamento


Como autor do relatório, o ouvidor José Francisco foi o anfitrião do evento, que contou com a presença e apoio também do secretário Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP), Genilson Zeferino, do subcomandante da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH), Nedson Moreira, e da diretora de Prevenção à Criminalidade da SMSP, Márcia Alves. 


A apresentação trouxe detalhes dos atendimentos, revelando também as regiões da origem das demandas, por meio de um mapeamento georreferenciado. O relatório abordou ainda aspectos relacionados a denúncias recebidas pela Corregedoria da Guarda Municipal, apresentando o perfil dos agentes envolvidos e as ações tomadas pela Ouvidoria da Guarda Municipal, após a análise das demandas e manifestações recebidas.


Para o ouvidor José Francisco, a apresentação do relatório demonstra a transparência que vigora na Prefeitura e permite que a cidade possa conhecer o trabalho realizado na Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção, à qual a OGCMBH está vinculada, com relação às demandas recebidas da população. “O cidadão tem a chance de entender como ele próprio pode contribuir, ao se manifestar através de uma demanda encaminhada ao nosso setor, para a melhoria dos serviços oferecidos pela Guarda Municipal”, concluiu.