Pular para o conteúdo principal

Regras do Protocolo Quebre o Silêncio são repassadas em lojas do Mercado Central
Divulgação/PBH

Regras do Protocolo Quebre o Silêncio são repassadas em lojas do Mercado Central

criado em - atualizado em

Representantes de estabelecimentos comerciais do Mercado Central receberam a formação do Protocolo Quebre o Silêncio, com orientações e regras de atuação em bares, restaurantes e casas noturnas para auxiliar mulheres que se sintam em situação de risco quanto à importunação sexual. A capacitação faz parte da programação do Arraial de Belô e é uma iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte para promover um festejo ainda mais seguro, inclusivo e responsável em 2025.

Com foco na prevenção da violência de gênero, a ação busca garantir que todos os envolvidos no evento, desde os quadrilheiros até a equipe técnica que vai trabalhar na festa, estejam preparados para agir em situações de risco, contribuindo para um ambiente de respeito e acolhimento. Além de reforçar o compromisso com a proteção das mulheres, a iniciativa fortalece as políticas públicas de segurança e bem-estar da população, incentivando a cultura de respeito e cuidado coletivo no Arraial de Belô.

Representante do Bar do Mané Doido, Olimar Aparecido Coelho participou da formação e elogiou a iniciativa. “Nosso estabelecimento tem 64 anos de tradição no Mercado Central. Esse protocolo é importante tanto para as clientes quanto para as funcionárias, porque a violência pode acontecer também com elas. Com certeza vou aderir ao protocolo, porque daqui pra frente é quebrar o silêncio, gritar se for preciso”, afirma.

46º Arraial de Belô

O Arraial de Belô 2025 é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, assinando a Cota Apresenta, e convênio com o Ministério do Turismo. O evento tem ainda o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e da rede de cosméticos Natura, e parceria com o Mercado Central KTO.

O Arraial de Belô, reconhecido pelo Ministério do Turismo e pela Embratur como um dos maiores festejos do período junino, chega à 46ª edição. Mais uma vez o público será apresentado à tradicional “Experiência Junina Completa”, que inclui o Concurso Municipal de Quadrilhas, os shows musicais, além de diversas atividades gastronômicas. O evento acontece nos dias 11, 12,13, 19 e 20 de julho, no Mineirão.

A última edição atraiu cerca de 80 mil pessoas, aumento de 35% no público diário em relação a 2023. Segundo o Observatório do Turismo de Belo Horizonte, órgão de pesquisa mantido pela Belotur, a nota média geral atribuída pelo público foi de 9,2 em uma escala de 10.

A Vila Gastronômica contou com a participação dos bares do Mercado Central e dos vencedores do 5º Concurso Prato Junino, que contribuíram para o sucesso da área de alimentação. Durante os quatro dias, as vendas de alimentos e bebidas cresceram, em média, 54% por dia em comparação ao ano anterior.