28 November 2025 -
Uma das etapas para a formação dos primeiros inspetores de carreira da Guarda Civil Municipal foi concluída pela Prefeitura de Belo Horizonte. A Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP) promoveu o seminário “Gestão Estratégica das Instituições de Segurança Pública”, etapa do Curso de Capacitação e Instrução para o Exercício da Função (Cief) que reuniu 91 subinspetores. Essa capacitação habilita os servidores ao posto de inspetor, função estratégica responsável pela coordenação de equipes, gestão de operações e fortalecimento da atuação institucional da corporação.
É a primeira vez que guardas municipais vão chegar ao posto de inspetor de carreira, função até então exercida por agentes comissionados. Os servidores foram selecionados por meio de processo interno realizado em 2021, destinado ao provimento de vagas de gestão. Após cumprirem o interstício de quatro anos e seis meses, avançaram para o curso de formação — etapa eliminatória e classificatória exigida para a promoção.
A conclusão do curso, de 130 horas-aula, está prevista para 31 de dezembro. A formação dos primeiros inspetores de carreira representa um marco para a Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte, ampliando a capacidade de supervisão e aprimorando a gestão institucional. A expectativa da SMSP é de que o novo nível de formação contribua para operações mais eficientes e alinhadas às demandas atuais da segurança pública na capital.
A formação é coordenada por uma Comissão Organizadora da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (SMPOG), com apoio de instituições como a Secretaria Nacional de Segurança Pública, a Escola Nacional de Segurança Pública, o Corpo de Bombeiros e a Academia de Polícia Civil (Acadepol).
Durante o seminário, no auditório da PBH, os participantes debateram práticas contemporâneas de gestão na segurança pública, com foco em planejamento, liderança e tomada de decisões qualificadas. O conteúdo programático inclui módulos sobre Planejamento Estratégico Organizacional, Técnicas de Liderança nas Organizações Públicas, Desenvolvimento de Competências Gerenciais e Produção Prática de Aprendizagem.
