3 November 2025  -  
Estudantes da Rede Municipal de Educação que participam do projeto Ouvidor Jovem foram convidados a refletir, como “gestores da cidade”, sobre situações hipotéticas de crises, como a queda de uma árvore na rede elétrica. A dinâmica fez parte da visita técnica ao Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), no Buritis, na região Oeste, na semana passada.
A ação, promovida pela Subcontroladoria de Ouvidoria do Município (Suouvi) e pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), faz parte de uma série de iniciativas propostas pela Ouvidoria para proporcionar aos estudantes a oportunidade de conhecer, de perto, o funcionamento do COP-BH, que monitora a cidade e apoia a tomada de decisões em tempo real.
Na ocasião, Fabricio Fonseca Costa, Ricardo Jota Silva e Bruno Rodrigues, gerente de Relações Institucionais, gerente da Assessoria Técnica Operacional e adjunto da Gerência de RI do COP-BH, respectivamente, compartilharam a experiência do dia a dia no equipamento público.
“A visita técnica dos Ouvidores Jovens é uma oportunidade única para que possam conhecer a estrutura e o funcionamento do COP, permitindo uma visão mais clara do atendimento às demandas dos cidadãos e os serviços prestados”, destaca Tereza Silva, da Gerência da Educação Integrada da Smed e coordenadora dos projetos de protagonismo estudantil com foco na cidadania.
Lara Gabriely Roque da Silva, estudante do 8º ano na Escola Municipal Governador Ozanan Coelho, participou da visita e gostou de descobrir como situações de crise são resolvidas, e por quais profissionais. “É um aprendizado que eu posso levar tanto para a minha adolescência quanto para a minha vida”.
“Os estudantes percebem que existe parceria entre os órgãos para que a Prefeitura possa funcionar e levam isso para o contexto da escola, entendem que o papel deles como ouvidores é uma função parceira da coordenação, da direção, dos professores”, destaca Aline Cerqueira, diretora de Suouvi.
A diretora da Escola Governador Ozanan Coelho, Ivone Soares de Oliveira, afirma que o projeto tem ajudado a escola ser mais democrática, humana e acolhedora. “Os estudantes têm nos cobrado algumas ações, estão bem atentos. Quando alguém critica algo, eles logo nos perguntam se vamos fazer reunião a respeito”.
Sobre o projeto
O projeto Ouvidor Jovem foi criado em 2014 a partir da parceria da Suouvi e Smed com o objetivo de envolver estudantes dos anos finais do ensino fundamental, do 7º ao 9º ano, em atividades que os coloquem como protagonistas dentro da escola. A ideia é que eles participem das decisões do dia a dia, acompanhem de perto o funcionamento da instituição e desenvolvam a autonomia. Incentiva, portanto, a participação cidadã e fortalece o protagonismo estudantil.
Nesta quarta edição do projeto, além da Governador Ozanan Coelho (região Nordeste), participam as escolas municipais Eloy Heraldo de Lima (Barreiro), Israel Pinheiro (Leste), Professor Edgar da Matta Machado (Nordeste), Professora Acidália Lott (Nordeste), Oswaldo França Júnior (Nordeste), João Camilo de Oliveira Torres (Noroeste), Acadêmico Vivaldi Moreira (Norte), Florestan Fernandes (Norte), Professor Amílcar Martins (Pampulha) e José Maria Alkimim (Venda Nova).
 
