Pular para o conteúdo principal

Rua asfaltada, com casas à esquerda.
Foto: Divulgação PBH

Obra executada pela Prefeitura beneficia moradores da Vila Aeroporto

14/05/2019 | 17:45 | atualizado em 24/05/2019 | 14:54

A Prefeitura, por meio da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), entregou à comunidade da Vila Aeroporto, na regional Norte, mais uma obra conquistada pelos moradores no Orçamento Participativo. A intervenção, iniciada em setembro de 2018, foi realizada pelo programa Vila Viva Aeroporto/São Tomás e consiste na urbanização de aproximadamente 70 metros da rua Washington Luiz, incluindo pavimentação asfáltica e construção de área de lazer, com árvores, jardins e piso intertravado, além de um espaço destinado ao estacionamento de veículos. Para a construção da praça, também foi necessário remover doze moradias, sendo que dez famílias optaram por indenização e outras duas pelo reassentamento em unidades habitacionais construídas pelo empreendimento.

 

De acordo com o chefe de Divisão de Projetos e Obras da Urbel, Alexandre Lopes, a conclusão da obra só foi possível devido à retomada das intervenções do Vila Viva em 2018. “Dar andamento a um programa que prevê diversas ações em locais carentes de infraestrutura é muito importante. No local dessa obra, por exemplo, as casas que foram retiradas estreitavam a via e estavam adensadas ao longo do muro do aeroporto, com pessoas vivendo em condições insalubres. Agora temos uma área limpa e ampla, melhoria do trânsito local e ambiente propício ao convívio da comunidade”, avaliou.

 

A comerciante e líder comunitária Maria Aparecida Ferreira, que mora na vila há 50 anos, acompanhou essa e outras melhorias conquistadas ao longo do tempo pelos habitantes da região. “Aqui há um grupo muito unido de pessoas que sempre estão batalhando pelos interesses de todos. E foi assim que nos organizamos e conseguimos essa obra no Orçamento Participativo. O pedido era de abertura da rua, pois as casas fechavam tudo e passar ali era perigoso e difícil. Aí o Vila Viva voltou e fez essa praça pra gente. Mas temos a responsabilidade de ficar de olho daqui pra frente pra todo mundo ajudar a cuidar do que é nosso”, disse.

 

 

Apropriação do espaço

Antes mesmo de receber a obra, os moradores já estavam se mobilizando para ampliar os benefícios oferecidos pelo empreendimento. Aproveitando o espaço, que possui bancos, mesas, árvores e arbustos recentemente plantados, e atendendo um desejo antigo da comunidade, em breve será colocado um ponto de leitura na praça. O interesse da comunidade pelo mundo dos livros foi identificado pela equipe social do Vila Viva São Tomás ao conhecer uma pequena biblioteca informal na comunidade. A partir de parcerias com os moradores e instituições que atuam no território, será implantada uma banca de revista reformada para empréstimo de mais de trezentos livros arrecadados. O equipamento, denominado de Ciranda da Leitura, será gerenciado pelos próprios moradores locais.

 

 

Orçamento Participativo

Em janeiro de 2017, havia cerca de 450 empreendimentos aprovados e paralisados no Orçamento Participativo. Com todos os esforços realizados pela Prefeitura, já foram retomados 291 empreendimentos. Desses, 73 foram concluídos. Atualmente, 218 estão em andamento em fases diversas (orçamentos, projetos e obras, entre outros). A Prefeitura está se empenhando assegurar a retomada de todos os empreendimentos do Orçamento Participativo de forma a atender às demandas da população.

 

 

14/05//2019. Vilas São Tomaz e Aeroporto passam por transformação após retomada de obras. Fotos: Divulgação/PBH

Ouça este conteúdo

Últimas Notícias

Fachada da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, durante o dia. PBH seleciona Organização da Sociedade Civil para ações do Circuito de Cultura

Para realizar ações do Circuito Municipal de Cultura, Prefeitura publica edital de seleção de Organização da Sociedade Civil.

16/07/2019 | 20:01
Atlético x Cruzeiro no dia 17/7, às 19h15. Jogo Atlético x Cruzeiro tem operação de transporte no Independência no dia 17/7

A linha especial 9033 começa a operar às 17h, com intervalo de 20 minutos entre as viagens ou de acordo com a demanda de passageiros.

16/07/2019 | 18:36