Pular para o conteúdo principal

Arte de divulgação
Divulgação/PBH

Nossa folia é de respeito: Carnaval mais feliz é carnaval para todos!

criado em - atualizado em

Além do entretenimento e da valorização à cultura momesca, um evento da relevância do carnaval precisa ter uma função social. Pensando nisso, aliada à época mais festiva do ano, diversas campanhas educativas estão sendo estruturadas pela Prefeitura de Belo Horizonte. Iniciativas de combate à importunação sexual, não comercialização de garrafas de vidro, plantio de mudas e prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis estão vinculadas à campanha principal nomeada ‘Nossa folia é de respeito: Carnaval mais feliz é carnaval para todos!’.

"Nós queremos um carnaval sem assédio. Queremos um carnaval que se defenda e se proteja as mulheres, as crianças e a comunidade LGBTQIA+. Porque esse é um carnaval de todos. É o carnaval da alegria. Nós todos precisamos aproveitar esse momento porque é a nossa grande festa. É a festa da alegria e a alegria não se mistura com assédio e discriminação.” Afirmou o prefeito Fuad Noman, durante coletiva de lançamento do carnaval deste ano.

A Belotur entende o carnaval como uma festa responsável, cidadã e sustentável. Projetos de inclusão, para além da festa, estão sendo realizados com os ambulantes cadastrados para trabalharem na folia e com os catadores de recicláveis da cidade. Confira algumas das outras campanhas que os órgãos municipais estão realizando:

 

‘Nosso bloco é de respeito. Importunação aqui não!’: Combate à importunação sexual

 

O Grupo de Combate à Importunação Sexual de Mulheres no Transporte Público, da Prefeitura de Belo Horizonte, voltará à avenida neste Carnaval para realizar intervenções educativas nos blocos. Composto por agentes femininas da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH), ele foi criado em setembro de 2018, com o objetivo de incentivar as vítimas de casos ocorridos dentro dos ônibus a denunciarem os abusadores, já que a subnotificação era muito alta.

 

Este ano a distribuição de material com a frase “Nosso bloco é de respeito. Importunação aqui não!” será feita pelas guardas femininas com o apoio de policiais civis da Delegacia de Mulheres e de integrantes da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher/ MG, que se integraram ao grupo para fortalecer a campanha e acabar com a impunidade. Saiba mais.

 

‘Carnaval é Na Lata’: ações educativas em bares e restaurantes para a folia

 

A Prefeitura de Belo Horizonte intensificou as ações educativas em bares e restaurantes da cidade com foco na orientação para a não comercialização de garrafas de vidro durante o período do carnaval. As abordagens ocorrem nas vias onde vão ocorrer os desfiles dos blocos e em trechos de grande concentração de pessoas. A fiscalização também orienta os comerciantes quanto à proibição de realização de eventos sem licença e a colocação de caixa de som no logradouro.

 

O “Carnaval é na Lata” incentiva os estabelecimentos a substituir as garrafas de vidro por latas durante o período de folia. Além de ser uma medida de segurança para os foliões, ainda contribui com a preservação do meio ambiente. Saiba mais.

 

‘Lixo é na lixeira. Respeite o brilho da cidade’: SLU orienta ambulantes e foliões sobre cuidados com a limpeza urbana

 

As ações da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) para deixar a cidade limpa durante os eventos de Carnaval não contemplam somente varrer e coletar os resíduos. O trabalho educativo com a mobilização de ambulantes e foliões, para que descartem corretamente o lixo durante os desfiles e ajudem na manutenção da limpeza urbana, também é parte importante do planejamento da SLU.

 

Algumas das dicas repassadas aos ambulantes dizem respeito ao acondicionamento do lixo. É muito importante que eles providenciem sacos de lixo, para que os resíduos sejam colocados de forma adequada para os garis recolherem. A equipe de Mobilização Social da SLU também mantém contato com os organizadores dos blocos. Durante os desfiles, eles vão ler mensagens educativas preparadas pela SLU, principalmente sobre o uso correto das lixeiras e dos banheiros químicos. Saiba mais.

 

‘Carnaval Sustentável’

 

A Prefeitura de Belo Horizonte reuniu os blocos de rua da folia da capital para o "Carnaval Sustentável 2023". A ação coletiva foi realizada no dia 28 de janeiro, na avenida Otacílio Negrão de Lima, e resultará em uma nova minifloresta com o plantio de 350 mudas em área verde nos arredores da Lagoa da Pampulha.

 

A agenda contemplou uma iniciativa que a Secretária Municipal de Meio Ambiente tem encontrado para promover espaços biodiversos e fortalecer o ecossistema em áreas de intensa urbanização. Para além da revegetação, os plantios proporcionarão novos locais de resfriamento, de descanso e de contato com a natureza, tornando a cidade cada vez mais sustentável. Saiba mais.

 

‘Bloco da Prevenção’: Secretária Municipal de Saúde realiza diversas campanhas para o Carnaval

 

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Belotur, promoveu no dia 26 de janeiro um encontro on-line com os representantes dos blocos de carnaval para discutir as campanhas de prevenção e promoção dos serviços de saúde ofertados pela Prefeitura de Belo Horizonte. Na reunião também foi  apresentada a ação “Bloco da Prevenção”, voltada para a distribuição gratuita de preservativos internos e externos nos ensaios e desfiles dos blocos.

 

As ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) durante o período de carnaval são fundamentais para a redução dos índices de infecção por HIV, Sífilis, Hepatites Virais e outros patógenos adquiridos por contato sexual. Com a iniciativa “Bloco da Prevenção”, a coordenação Municipal de Saúde Sexual e Atenção às IST, Aids e Hepatites Virais disponibilizará para os grupos interessados preservativos e informações sobre acesso à rede de saúde sexual.

 

Além dessa iniciativa, a Secretaria Municipal de Saúde também está realizando campanhas de vacinação para o carnaval, de cuidados com a hidratação e alimentação, de combate ao mosquito da dengue, entre outras ações. Neste ano, uma novidade do Carnaval de BH será o funcionamento da Central de Testagem Covid para a realização de exames por pessoas assintomáticas ou com sintomas respiratórios leves, maiores de 2 anos. Os testes serão realizados por ordem de chegada na URS Sagrada Família, que fica na rua Joaquim Felício, 101, esquina com a Av. Silviano Brandão, Sagrada Família. A Central de Testagem funcionará nos dias 18 (sábado), 19 (domingo) e 21 (terça-feira), de 10h às 16h. Para realização do exame basta apresentar um documento de identificação oficial com foto.

 

Outras campanhas como as ações de enfrentamento ao trabalho infantil, respeito à diversidade, comportamento responsável e seguro no trânsito também estão sendo realizadas.

 

Carnaval 2023

 

A edição deste ano do Carnaval de Belo Horizonte está confirmada e já tem o período oficial divulgado: 4 a 26 de fevereiro. O evento momesco é um dos principais produtos turísticos da cidade e do estado. Para além da importância cultural e de entretenimento, a festa gera emprego e renda para vários setores da sociedade.

 

A folia na cidade é organizada de maneira espontânea e um dos principais atrativos é a essência democrática e plural. Na última edição, realizada em 2020, o festejo teve 4,45 milhões de foliões circulando na cidade. A expectativa para esta edição é que 5 milhões de foliões encham as ruas da capital mineira de cores, diversidade e alegria.