26 January 2023 -
A Prefeitura de Belo Horizonte intensificou as ações educativas em bares e restaurantes da cidade com foco na orientação para a não comercialização de garrafas de vidro durante o período do carnaval. A festa na cidade vai de 4 a 26 de fevereiro. As abordagens ocorrem nas vias onde vão ocorrer os desfiles dos blocos e em trechos de grande concentração de pessoas. A fiscalização também orienta os comerciantes quanto a proibição de realização de eventos sem licença e a colocação de caixa de som no logradouro.
O “Carnaval é na Lata” incentiva os estabelecimentos a substituir as garrafas de vidro por latas durante o período de folia. Além de ser uma medida de segurança para os foliões, ainda contribui com a preservação do meio ambiente.
As ações vão ocorrer nas nove regionais da cidade. Todos os estabelecimentos localizados nas vias de passagem de bloco, nas transversais e quarteirões adjacentes serão visitados pela fiscalização. Mais de 200 fiscais estão empenhados. A lógica do trabalho seguirá a ordem das datas dos blocos, fazendo as campanhas sempre no máximo até o dia anterior ao desfile. Se o percurso está marcado para 4 de fevereiro, por exemplo, todos os estabelecimentos dos arredores serão abordados até o dia 3.
Leonardo Cardoso, gerente de Fiscalização de Atividades em Logradouros Públicos da Secretaria de Política Urbana, destaca a relevância da orientação para que a folia ocorra da melhor maneira. “A Fiscalização de Controle Urbanístico e Ambiental, entre outras atividades que envolvem o planejamento e o monitoramento do carnaval, também pensa e se envolve ativamente em ações preventivas, visando a segurança dos foliões e a preservação do meio ambiente. São realizadas ações temáticas orientativas como, por exemplo, a campanha "Carnaval é na Lata", na qual os estabelecimentos da cidade são orientados a não comercializarem produtos em embalagens de vidro. Com isso a gente garante uma BH e um carnaval mais feliz e seguro”, afirma.
Carnaval 2023
A edição deste ano do Carnaval de Belo Horizonte está confirmada e já tem o período oficial divulgado: 4 a 26 de fevereiro. O evento momesco é um dos principais produtos turísticos da cidade e do estado. Para além da importância cultural e de entretenimento, a festa gera emprego e renda para vários setores da sociedade. A folia na cidade é organizada de maneira espontânea e um dos principais atrativos é a essência democrática e plural. Na última edição, realizada em 2020, o festejo teve 4,45 milhões de foliões circulando na cidade. A expectativa para esta edição é que 5 milhões de foliões encham as ruas da capital mineira de cores, diversidade e alegria.