Pular para o conteúdo principal

PBH realiza “Carnaval Sustentável” com plantio de 350 árvores na Pampulha
Foto: Bruno Figueiredo

PBH realiza “Carnaval Sustentável” com plantio de 350 árvores na Pampulha

criado em - atualizado em


A Prefeitura de Belo Horizonte reunirá os blocos de rua da folia da capital para o "Carnaval Sustentável 2023". A ação coletiva será realizada neste sábado (28), às 10h, na avenida Otacílio Negrão de Lima, e resultará em uma nova minifloresta com o plantio de 350 mudas em área verde nos arredores da Lagoa da Pampulha. 

Aliada à época mais festiva do ano, a agenda contempla uma iniciativa que a Prefeitura de Belo Horizonte tem encontrado para promover espaços biodiversos e fortalecer o ecossistema em áreas de intensa urbanização. Para além da revegetação, os plantios proporcionarão novos locais de resfriamento, de descanso e de contato com a natureza, tornando a cidade cada vez mais sustentável. 

A diretora de eventos da Belotur, Marah Costa, celebrou a inclusão da sustentabilidade entre as ações da folia. “Além do entretenimento e valorização à cultura, um evento da relevância do Carnaval precisa ter uma função social e ambiental. Assim, diversas campanhas educativas estão sendo estruturadas, entre elas o ‘Carnaval Sustentável'. Agradecemos a Secretaria de Meio Ambiente pelo apoio nas ações sustentáveis da festa. A atividade de plantio de mudas por parte dos foliões vem para apoiar o Projeto Montes Verdes, que trabalha arduamente para deixar Belo Horizonte mais bonita e mais arborizada", afirma. 

Por meio das políticas de compensação ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente - nas quais os empreendimentos que se instalam na cidade ficam responsáveis pela aquisição, implantação e manutenção das mudas por um prazo pré-estabelecido nas condicionantes do licenciamento -, os terrenos públicos ganham uma nova cara, trazendo segurança, espaços de sociabilidade e expandindo a qualidade de vida da comunidade que vive no entorno. 

A formatação de florestas nativas em áreas reduzidas são uma resposta solucionadora aos desafios ambientais nas grandes cidades. Elas atraem insetos e novas espécies de plantas, resgata serviços ambientais, restaura e preserva recursos hídricos, entre outros benefícios. Além disso, elas podem contribuir com o sequestro de carbono, ajudando no enfrentamento das mudanças climáticas e na adaptação do espaço ao aumento das temperaturas. 

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Mário Werneck, a iniciativa conjunta visa envolver a comunidade na agenda ambiental da cidade. "O carnaval de Belo Horizonte tornou-se uma das maiores festas de rua de todo o país. Tendo em vista que os blocos reúnem, ano a ano, milhões de foliões em toda a cidade, temos nessa ação uma oportunidade preciosa de envolver essa parte da comunidade na agenda de sustentabilidade e na melhoria da qualidade de vida através do resgate das nossas áreas verdes”, destaca.