Pular para o conteúdo principal

SLU orienta ambulantes e foliões sobre cuidados com a limpeza urbana no Carnaval
Foto: Bárbara Prado

SLU orienta ambulantes e foliões sobre cuidados com a limpeza urbana no Carnaval

criado em - atualizado em

As ações da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) para deixar a cidade limpa durante os eventos de Carnaval não contemplam somente varrer e coletar os resíduos. O trabalho educativo com a mobilização de ambulantes e foliões, para que descartem corretamente o lixo durante os desfiles e ajudem na manutenção da limpeza urbana, também é parte importante do planejamento da SLU.

Algumas das dicas repassadas aos ambulantes dizem respeito ao acondicionamento do lixo. É muito importante que eles providenciem sacos de lixo, para que os resíduos sejam colocados de forma adequada para os garis recolherem.

“Não precisa ser somente sacos vendidos especificamente para esse fim. O ambulante pode aproveitar sacos de gelo vazio ou outras embalagens seguras para acondicionar o lixo”, aconselha Sandra Tomie Kano, técnica do Departamento de Política Sociais e Mobilização da SLU.

Orientações como essa estão sendo reforçadas aos ambulantes durante a retirada de suas credenciais e constam de uma cartilha entregue a eles, com esclarecimentos gerais da Prefeitura sobre como devem atuar no Carnaval. “Ao abordarmos o ambulante, nossa intenção é que eles se transformem em parceiros da limpeza urbana e nos ajudem a fazer um carnaval mais limpo”, afirma Sandra Tomie.

A equipe de Mobilização Social da SLU também mantém contato com os organizadores dos blocos. Durante os desfiles, eles vão ler mensagens educativas preparadas pela SLU, principalmente sobre o uso correto das lixeiras e dos banheiros químicos. Eles também se comprometeram a postar os textos em suas redes sociais que, geralmente, têm muitos seguidores.

“São mensagens simples, mas de muita importância, que vão ajudar a despertar no folião um cuidado especial com a cidade durante a festa. Os blocos acabam funcionando como multiplicadores das mensagens educativas”, destaca Sandra.